Estudantes do ensino médio poderão fazer Enem de forma seriada

Com a mudança será possível fazer a prova desde o 1º ano

Publicado em 16/11/2020 - 16:29 Por Dayana Victor - Brasília

O Enem traz novidades em 2021...  É que agora, os alunos do Ensino Médio começarão a fazer o exame já na 1ª Série. Ou seja, não vão precisar esperar até a conclusão do ensino básico para se realizar as provas. O Enem Seriado, como é chamado, será mais uma opção para quem quer ingressar na universidade.

A modalidade tradicional do Enem vai continuar sendo realizada. Os alunos poderão optar por fazer as provas de forma seriada ou uma única avaliação ao final do Ensino Médio; ou ainda até fazer as provas nas duas modalidades.

As provas seriadas serão aplicadas nas próprias escolas; e em formato digital. No 1º ano, serão avaliados conhecimentos nas disciplinas de português e matemática. As notas obtidas só poderão ser utilizadas para tentar uma vaga em universidade em 2024.

O coordenador-geral de Exames para Certificação do INEP- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Eduardo Carvalho, explica a novidade.

Segundo Eduardo, o formato das questões também vai mudar.

Além de avaliar os alunos, o Enem Seriado também vai servir para analisar a atuação das escolas do Ensino Médio. Isso porque o Ministério da Educação vai divulgar as notas das instituições de ensino para que elas saibam os seus desempenhos, assim como já ocorre no SAEB-- Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.

Últimas notícias
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo