UERJ completa 70 anos com destaque no combate à covid-19

Universidade integra comitê científico de enfrentamento à doença

Publicado em 04/12/2020 - 11:00 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Pioneira no país na adoção do sistema de cotas no vestibular para combater a desigualdade social, a Uerj, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, completa 70 anos nesta sexta-feira, 4 de dezembro.

Para marcar a data, a instituição lança a Rede UerjPlan, voltada ao planejamento estratégico e ao orçamento participativo da universidade. Mas não é só isso: faz um agradecimento coletivo pelas conquistas no enfrentamento da pandemia de covid-19 a todos os alunos, professores, técnicos e, principalmente, aos médicos e pesquisadores do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

E o médico intensivista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj, Marcelo Canneti, destaca outras ações importantes.

Desde março, quando começou a pandemia, a universidade integra o comitê científico no estado para a covid-19. Já atendeu mais de mil pacientes com a doença, muitos com várias comorbidades, transferidos de UPAS e outras unidades de saúde do estado. E tem mais: saiu na frente ao implantar a primeira enfermaria pós-covid, no país.

A Uerj está presente em sete municípios, além do Rio de Janeiro: Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, São Gonçalo, Angra dos Reis, Duque de Caxias e Resende. São mais de 90 cursos de graduação, 60 de mestrado e 40 de doutorado, além da educação básica promovida pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e dos cursos a distância. Realmente, 4 de dezembro, é uma data é para comemorações.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Projeto que autoriza privatização dos Correios é aprovado na Câmara

O parecer do relator, deputado Gil Cutrim, do Republicanos, prevê  que  após o leilão, a estatal será transformada em uma empresa de economia mista, que passará a ser chamada de Correios do Brasil. E a  Anatel passa a regulamentar os serviços postais.

Baixar arquivo
Política

Lei de combate à violência política contra a mulher é sancionada

Uso indevido pelos partidos de nomes de mulheres apenas para o preenchimento da cota de 30% e o desvio dos recursos destinados ao financiamento das campanhas femininas estão entre os principais casos de violência política contra a mulher no Brasil.

Baixar arquivo
Segurança

Operação Shark desarticula grupo que aplicava golpes em empréstimos

Uma ação conjunta das polícias civis do Distrito Federal e do Rio de Janeiro desarticulou nesta quinta-feira um grupo especializado em aplicar golpes de empréstimos de dinheiro. Além do Rio e do DF, os criminosos atuavam nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Baixar arquivo
Saúde

41 pessoas recebem medalhas do Mérito Médico e Mérito Oswaldo Cruz

As medalhas de ouro foram entregues a 15 ministros do governo, além dos presidentes da Câmara, Arthur Lira e do Senado, Rodrigo Pacheco

Baixar arquivo
Economia

Dia dos Pais: 32% dos brasileiros devem dar presentes aponta pesquisa

Domingo é Dia dos Pais. E pesquisa da Associação Comercial de São Paulo aponta que apenas 32% dos brasileiros planejam comprar um presente para celebrar a data. A pesquisa nacional mostra ainda que 19% dos consumidores ouvidos ainda estão indecisos.

Baixar arquivo