Universidades federais devem retomar aulas presenciais em janeiro

Determinação é de portaria do MEC; entidade dos docentes é contra

Publicado em quarta-feira, 2 Dezembro, 2020 - 15:53 Por Maíra Heinen - Brasília

Universidades e Institutos Federais devem retomar as aulas presenciais a partir de 4 de janeiro. É o que determina portaria publicada nesta quarta-feira pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Com a retomada das aulas presenciais, os recursos digitais utilizados durante o ensino remoto devem ser aplicados apenas de forma complementar e excepcional.

Para o retorno, as instituições de ensino superior têm que observar o Protocolo de Biossegurança instituído pelo MEC em julho deste ano. O protocolo inclui utilização de máscaras, disponibilização de álcool em gel, aferição de temperatura e distanciamento social.

Em relação às atividades de laboratório e práticas de estágio, as universidades devem obedecer às diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação. Quanto ao curso de medicina, ficam autorizadas atividades remotas apenas para disciplinas teóricas e para os alunos do primeiro ao quarto ano do curso.

O Andes, Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, se posicionou contra o decreto. A presidente da entidade, Rivânia Moura, destaca que, sem previsão de vacina, a norma coloca em risco a vida de estudantes, professores e técnicos.

O ensino remoto poderá ser utilizado no caso de determinação de autoridades locais. Este é o caso da Universidade Federal de Minas Gerais. Em nota, destacou que o decreto do MEC não se aplica à UFMG porque a instituição segue determinações das cidades de Montes Claros e Belo Horizonte, onde está localizada.

A Universidade de Brasília também se manifestou. Disse que não colocará em risco a saúde da comunidade acadêmica. A volta de atividades presenciais, quando for possível, será feita mediante a análise das evidências científicas, com preparo e responsabilidade.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Arrecadação de 2020 mostra recuperação da economia, afirma Guedes

Mesmo com a crise econômica causada pelo coronavírus no país em 2020, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a queda na arrecadação dos impostos ficou acima do esperado pelas instituições financeiras.

Baixar arquivo
Saúde

Insumos para fabricar CoronaVac chegam nesta semana, diz Pazuello

Carregamento estava retido na China e deve gerar 8,5 milhões de doses. São 5,4 mil litros de IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo, que serão entregues ao Instituto Butantan. Ainda não há data para envio da matéria-prima necessária para produção da vacina de Oxford/AstraZeneca pela Fiocruz.

Baixar arquivo
Saúde

Rio vai começar a vacinar profissionais de saúde com mais de 60 anos

Ampliação da vacinação contra Covid-19 também vale para funcionários do sistema funerário. Na primeira fase foram priorizados trabalhadores que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, além de idosos e deficientes que vivem em abrigos e indígenas.

Baixar arquivo
Geral

Desastre em Brumadinho: após 2 anos, famílias ainda aguardam Justiça

A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do Rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão (Avabrum) realizou atividades nesta segunda-feira para homenagear os mortos no desastre, pedir agilidade da Justiça no julgamento dos responsáveis pela tragédia e cobrar reforço nas buscas de 11 mortos que ainda estão desaparecidos.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio faz campanha de orientação em áreas de lazer

Orientações sobre os cuidados necessários para se divertir com segurança nas áreas de lazer ao ar livre.

Baixar arquivo
Geral

Covid: 7 estabelecimentos são fechados no Rio durante fim de semana

Fiscalização contra aglomerações rendeu ainda 42 multas e o reboque de quase 300 veículos do Leme ao Grumari.

Baixar arquivo