logo Radioagência Nacional
Educação

Universidades federais devem retomar aulas presenciais em janeiro

Determinação é de portaria do MEC; entidade dos docentes é contra
Baixar
Maíra Heinen
02/12/2020 - 15:53
Brasília

Universidades e Institutos Federais devem retomar as aulas presenciais a partir de 4 de janeiro. É o que determina portaria publicada nesta quarta-feira pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Com a retomada das aulas presenciais, os recursos digitais utilizados durante o ensino remoto devem ser aplicados apenas de forma complementar e excepcional.

Para o retorno, as instituições de ensino superior têm que observar o Protocolo de Biossegurança instituído pelo MEC em julho deste ano. O protocolo inclui utilização de máscaras, disponibilização de álcool em gel, aferição de temperatura e distanciamento social.

Em relação às atividades de laboratório e práticas de estágio, as universidades devem obedecer às diretrizes aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação. Quanto ao curso de medicina, ficam autorizadas atividades remotas apenas para disciplinas teóricas e para os alunos do primeiro ao quarto ano do curso.

O Andes, Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, se posicionou contra o decreto. A presidente da entidade, Rivânia Moura, destaca que, sem previsão de vacina, a norma coloca em risco a vida de estudantes, professores e técnicos.

O ensino remoto poderá ser utilizado no caso de determinação de autoridades locais. Este é o caso da Universidade Federal de Minas Gerais. Em nota, destacou que o decreto do MEC não se aplica à UFMG porque a instituição segue determinações das cidades de Montes Claros e Belo Horizonte, onde está localizada.

A Universidade de Brasília também se manifestou. Disse que não colocará em risco a saúde da comunidade acadêmica. A volta de atividades presenciais, quando for possível, será feita mediante a análise das evidências científicas, com preparo e responsabilidade.

x