As aulas nas escolas da rede estadual do Rio de Janeiro vão começar dia 4 de fevereiro, mas de forma remota. A previsão é de que apenas em março cerca de 10% dos alunos - que não têm acesso à internet - retornem às atividades presenciais.
Entre as mudanças já anunciadas para aprimorar a aprendizagem e o ensino dos conteúdos, está a renovação de todo o sistema de informática para melhor atender tanto professores quanto estudantes. O secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt disse que será dada atenção maior aos alunos que voltarão ao sistema presencial, com maior vulnerabilidade social e sem condições de acompanhar as aulas on-line.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, à medida que houver uma queda na curva de casos de covid-19, o retorno às aulas será gradual.
O fato é que, por enquanto, a volta de 100% dos alunos às salas está descartado, e os professores do grupo de risco seguirão dando aula de modo remoto.
Outras novidades anunciadas foram a realização de concurso público do magistério para preencher 500 vagas imediatas de professor e outras 3,5 mil para cadastro de reserva, além de reajuste no auxílio-alimentação da categoria.