Enem Digital será aplicado para 96 mil candidatos em 95 municípios

Publicado em 08/01/2021 - 19:09 Por Daniel Ito - Brasília

Pela primeira vez, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ter uma versão digital. A nova modalidade vai ser aplicada para 96 mil candidatos de 95 municípios - uma pequena parcela dos mais de 5,8 milhões de inscritos no exame este ano.

As provas vão ser realizadas em laboratórios de informática de escolas e universidades, que já foram previamente testados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Enem Digital vai ser aplicado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, após as provas impressas, que estão marcadas para 17 e 24 de janeiro. A estudante Thays Barbosa de Souza, de Brasília, vai fazer o exame no computador e disse que está um pouco nervosa com o novo formato.

Sonoras: Fazer a prova do Enem pelo computador seria meio complicado, porque eu sinto que a minha concentração não fica cem por cento. Porém, eu tive que optar por essa opção e fazer no computador. Também acho que a prova no computador seria bem mais difícil, mas eu optei por ela, né?"

Apesar de as provas impressa e digital serem diferentes entre si, elas foram planejadas para apresentar o mesmo nível de dificuldade - garantindo, assim, as mesmas chances para todos os candidatos, conforme explicou o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

Sonora: Quem faz a prova do Enem digital, concorre nas mesmas vagas do Enem impresso, que vai ocorrer na semana que vem. Então, é importante dizer que, para que eles tenham igualdade de condição na competição pelas vagas na universidade, a gente tem que garantir a comparabilidade entre as provas. E por isso, em relação à marcação dos itens, nós fizemos os estudos necessários, mas entendemos que precisamos estudar um pouco mais pra fazer a redação de forma digital."

Como a prova de redação do Enem Digital será escrita à mão, assim como no Enem impresso, os alunos que participarem da nova modalidade ainda vão ter que levar caneta esferográfica de tubo transparente da cor preta. Os candidatos também vão receber folhas de rascunho para fazer os cálculos e anotações sobre as questões das provas. As respostas definitivas, no entanto, vão ser marcadas no computador.

As salas onde as provas vão ser aplicadas também vão contar com um técnico em informática, para o caso de algum computador apresentar problemas durante o exame. Caso o problema não possa ser solucionado, o candidato vai poder participar da reaplicação da prova em papel.

Apesar de este ano o Enem digital ser aplicado somente a uma pequena parcela dos candidatos, o objetivo do Inep é que o exame seja cem por cento digital até 2026. Segundo o presidente do instituto, Alexandre Lopes, a migração total das provas para computadores vai ajudar a promover melhorias ao Exame Nacional do Ensino Médio.

Sonora: Usando o computador, nós conseguimos fazer questões de provas melhores, itens melhores. Por exemplo, utilizando vídeos, utilizando mais recursos. Além disso, sendo provas digitais, a gente quer tirar essa questão de ser somente um dia de prova e fazer várias provas ao longo do ano. E também, com isso, a gente vai poder fazer provas em mais locais. Hoje, nós aplicamos em cerca de 1,7 mil municípios. Então, tem vários municípios que não têm prova do Enem. Quando nós tivermos o Enem Digital, a gente vai poder levar a prova para todos os municípios do Brasil.

Este ano, o Enem Digital vai ser aplicado em cerca de quatro mil laboratórios de informática, com cerca de vinte computadores cada. As máquinas vão estar bloqueadas para acesso à internet ou a documentos internos, de modo que os candidatos só vão conseguir acessar a prova do exame.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Economia

Local de provas do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo