Estudantes têm até 31 de janeiro para renegociar débitos com o Fies

Prazo foi ampliado pelo Ministério da Educação

Publicado em 03/01/2021 - 15:33 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Os estudantes em dívida com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ganharam um prazo a mais para renegociar os débitos. O prazo da renegociação do Fundo de Financiamento Estudantil agora vai até o dia 31 de janeiro. O prazo anterior terminava em 31 de dezembro.

O Ministério da Educação frisou que um dos benefícios da renegociação é a retirada dos nomes dos estudantes e fiadores dos cadastros de devedores inadimplentes. Podem participar da renegociação os estudantes com contratos firmados até o segundo semestre de 2017 e com débitos vencidos e não pagos até 10 de julho de 2020. Para obter os benefícios, o contrato não pode ser objeto de ação judicial.

A negociação pode resultar em parcelamentos diversos de 24 meses até 175 parcelas. Dependendo da forma de pagamento, os encargos podem ser reduzidos de 25% até 60%. A parcela mínima mensal é de R$ 200. Já a opção de liquidação em parcela única, com 100% de redução nos encargos moratórios, não foi prorrogada.

Os estudantes interessados devem solicitar a renegociação no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, por meio dos canais disponibilizados. Os dois bancos oferecem modalidades de renegociação digital, por meio de endereços eletrônicos ou aplicativos.

A exceção é para financiamento por fiança convencional ou solidária. Nesses casos, existe a obrigatoriedade de comparecimento à agência para assinatura dos fiadores.

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo