Justiça proíbe retorno de escolas municipais infantis em São Paulo

Liminar proíbe retorno às aulas de crianças de 4 a 6 anos

Publicado em 30/01/2021 - 18:06 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A volta às aulas presenciais em São Paulo virou uma disputa jurídica. Uma nova liminar proibiu a retomada das atividades escolares na capital paulista a partir da próxima segunda-feira (01). A decisão do juiz Antônio Galvão de França, da quarta vara de Fazendo Pública, vale apenas as escolas públicas municipais de educação infantil, que atende crianças entre 4 e 6 anos.

Na decisão, o juiz argumenta que não parece razoável voltar às aulas num momento em que a pandemia registra média de mil novas mortes por dia, ao mesmo tempo que a campanha de vacinação ainda é tímida.

A decisão atende a um pedido do sindicato que representa os professores de educação infantil da rede pública na capital paulista.

Essa é só mais uma liminar da batalha jurídica que virou a determinação do governo de João Dória, do PSDB, que autorizou a retomada das atividades presenciais no estado.

Ao mesmo tempo que o juiz proibia o retorno às aulas nas escolas municipais, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Franco, suspendia a liminar da primeira instância que proibia a volta às aulas nas escolas estaduais.

A liminar da juíza Simone Gomes Rodrigues foi concedida na última quinta-feira (28), atendendo a um pedido do sindicato dos professores do estado de São Paulo, a Apeoesp.

A justificativa também argumentava que com o agravamento da pandemia o retorno às aulas seria arriscado.

Já o presidente do tribunal de justiça atendeu o recurso do governo do estado e derrubou a liminar argumentando que é competência do poder executivo determinar quais regras técnicas e científicas devem nortear o combate às medidas de controle da pandemia.

A disputa jurídica gera confusão e, por enquanto, o que vale é que todas as escolas no estado podem retomar as atividades presenciais a partir de segunda-feira, exceto as escolas da rede pública de educação infantil da capital paulista.

 

Últimas notícias
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo