Termina hoje prazo para pedir reaplicação da prova do Enem 2020
Os estudantes que tiveram problemas e não conseguiram fazer o Enem têm até esta sexta-feira (29) para pedir a reaplicação da prova.
Podem pedir a reaplicação os candidatos que foram impedidos de fazer as provas presenciais do Enem 2020 em função da superlotação das salas, quem sofreu com a falta de luz durante os exames ou foi impedido em função de desastres naturais ou, ainda, os candidatos que tiveram sintomas de covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas.
O pedido de reaplicação deve ser feito na página do estudante, no Inep, tanto para quem faltou um dia quanto para quem faltou os dois dias do exame.
Mas, o presidente do Inep explicou que os pedidos não vão ser aceitos automaticamente.
Casos em que o candidato faltou em função de doença infectocontagiosa ou morte na família precisam de comprovação.
Não pode solicitar a reaplicação quem perdeu a prova por atraso ou não tem justificativa para a falta.
O Enem 2020 registrou o maior índice de abstenção da história. No segundo dia do exame, em 24 de janeiro, mais de 55,3% dos candidatos deixaram de comparecer aos locais do exame. Dos mais de 5 milhões e meio de inscritos, apenas 2 milhões e 470 mil candidatos fizeram a segunda prova da versão impressa.
Índice ainda mais alto que o do primeiro dia, 17 de janeiro, quando 51% dos estudantes deixaram de fazer o exame. Só pra se ter uma ideia, geralmente a abstenção do Enem fica em torno de 27%.
No primeiro dia de provas, 37 escolas de 11 cidades impediram a entrada de estudantes porque as salas estavam com lotação superior a 50% da capacidade.
As provas de reaplicação estão marcadas para os dias 23 e 24 de fevereiro. Todos os candidatos do estado do Amazonas também vão fazer a prova nesse dia, mas eles não precisam fazer o pedido de reaplicação. Como as provas no estado foram adiadas por decisão judicial em função da pandemia, todos estão automaticamente inscritos para a nova data.