Estudantes iniciam ano letivo com aulas presenciais e online

Especialista alerta que pode aumentar desigualdade entre alunos

Publicado em 02/02/2021 - 20:30 Por Gésio Passos - Brasília

O retorno as aulas presenciais, pelo menos em parte, já é uma realidade para escolas públicas e privadas neste ano. E o ensino híbrido é uma tendência. Nesta modalidade, as crianças e adolescentes são divididos em grupos, com aulas presenciais e online para garantir maior distanciamento social.
Mas, para alguns educadores, esse modelo pode ampliar as desigualdades presentes na educação brasileira. Catarina Almeida Santos, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e integrante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, afirma que nas escolas privadas, o processo formativo remoto oferece ao aluno melhor estrutura e condições de acompanhamento, diferente da rede pública.
Várias escolas particulares investiram no ensino híbrido. Priscilla Mazzeti, diretora de uma escola particular no Distrito Federal, afirma que as famílias a tiveram a opção de decidir a modalidade de ensino.
Flávia Mattos, de Aracaju, Sergipe, acompanhou a experiência a distância da filha em 2020. Ela optou pelo retorno às aulas, de forma escalonada, da Gabriela, de 14 anos. Ela conta que a ansiedade da filha foi um fator para definir pelo retorno (presencial).
Já o filho de Sheila Sales, Benjamim, de seis anos, estuda em uma escola pública na Cidade Ocidental, em Goiás. Ela conta que o ensino foi muito precário em 2020 com as atividades remotas. Mas diz que não se sente segura em autorizar a volta do filho, mesmo se o município oferecer aulas presenciais.
Em Pernambuco, por exemplo, o ensino médio estadual será retomado de forma híbrida, à escolha de cada família. Já no ensino fundamental e infantil, as aulas continuarão de forma remota.
 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo