Maioria das escolas já voltou às aulas

Escolas oferecem aulas no sistema híbrido: presencial e online

Publicado em 15/02/2021 - 19:25 Por Dayana Vitor - Brasília

Após um ano de 2020 praticamente com aulas à distância em todo o Brasil, o ensino está voltando aos poucos de forma híbrida – os estudantes assistem parte das aulas presencialmente, parte online. Em muitos casos haverá rodízio de alunos, porque as salas estão com capacidade menor para manter o distanciamento entre as cadeiras.

Segundo a Federação Nacional das Escola Particulares, 20 estados já voltaram às aulas nesse modelo. Já na rede pública, as aulas nas escolas estaduais começaram em 16 estados. Em outros 10, as atividades iniciam em março, a maioria de forma híbrida. Apenas a Bahia, ainda não tem a data definida e nem o modelo.

Escolas dizem estar adaptadas para receber os alunos que forem frequentar as aulas, sem risco de contágio pelo novo coronavírus com medidas de distanciamento social, menos alunos em sala, álcool em gel, lavagem das mãos, proibição de brincadeiras coletivas.

O diretor Jurídico do Sindicato dos professores dos estabelecimentos de ensino particular do DF, Rodrigo de Paula, detalha a situação da rede particular.

Mas a professora da Faculdade de Educação da Unb, Catarina de Almeida, acredita que nenhuma rede de ensino, seja particular ou pública, esteja preparada para o retorno com segurança.

Porém a dona de casa, Alverice da Silva, avalia que a escola da sua filha já estava pronta e segura para recebê-la desde o ano passado e viu muitas vantagens na volta da criança as atividades presenciais.

Para tentar deixar as escolas mais segura, os professores fazem parte do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. No entanto, ainda não há previsão para que os profissionais sejam vacinados. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou que deve começar a imunizar este público em março.

 

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Paquetá inicia vacinação em massa contra covid-19

Começou hoje (20) a vacinação em massa contra a covid-19 da população da ilha de Paquetá a partir de 18 anos. A ação faz parte do projeto “PaqueTá vacinada”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem o objetivo de avaliar o

Baixar arquivo
Saúde

Araraquara, no interior paulista, entra em lockdown

A cidade de Araraquara, no interior paulista, entrou em lockdown ao meio dia desse domingo. É a segunda vez este ano que a cidade adota medidas de restrição de circulação. 

Baixar arquivo
Saúde

Drive-thrus e megapostos de vacinação fecham segunda e terça em SP

Os dois dias vão ser destinados para vacinar as pessoas entre 50 e 59 anos que por algum motivo não conseguiram tomar a primeira dose da vacina na semana passada. 

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde distribui mais 7,6 milhões de doses da Astrazeneca

Estados e Distrito Federal começam a receber a partir deste domingo mais 7 milhões e 600 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca produzida pela Fiocruz. 

Baixar arquivo
Política

Casa Civil faz balanço dos 900 dias do governo Bolsonaro

A Casa Civil divulgou nesse sábado um balanço positivo dos 900 dias de governo Bolsonaro. A nota destaca ações de combate à pandemia, como o envio de 110 milhões de doses de vacina e de 500 mil metros cúbicos de oxigênio a estados e municípios.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça proíbe desvio de 80% das águas do Rio Xingu para Belo Monte

Uma decisão da Justiça Federal no Pará proíbe o desvio de 80% das águas do Rio Xingu para turbinas da hidrelétrica de Belo Monte.

Baixar arquivo