Prazo para pedir reaplicação do Enem termina nesta sexta-feira

Provas serão reaplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro

Publicado em 11/02/2021 - 11:22 Por Sayonara Moreno - Brasília

Termina nesta sexta-feira (12) o prazo para inscritos que não conseguiram realizar as provas do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, solicitarem a reaplicação. É uma segunda chance para as pessoas que foram prejudicadas com problemas logísticos ou estiveram com doenças infectocontagiosas, na véspera ou durante os dias de prova.

Segundo o Inep, órgão responsável pelo Enem, as datas das provas para aqueles que tiveram o pedido de reaplicação aceito serão os dias 23 e 24 de fevereiro, mesma data em que vão participar as pessoas privadas de liberdade, no sistema prisional.

Para pedir a reaplicação, os inscritos devem acessar a página do participante até esta sexta. Os resultados da análise dos pedidos serão divulgados até a próxima segunda-feira (15). Lembrando que o Inep vai avaliar cada caso, individualmente.

Entre os incidentes que justifiquem uma nova aplicação para o candidato, o Inep cita desastres naturais, falta de energia onde a luz natural não é suficiente, falha no leitor de tela para quem pediu, entre outros.

Já para as doenças infectocontagiosas, o edital cita: coqueluche, difteria, influenza, meningite, varíola, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e covid-19. Nesses casos, para pedir uma nova chance ao Enem, o candidato deve anexar, no momento da solicitação, um documento que comprove a doença.

Além desses, também farão a prova os mais de 100 estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, em Macapá, que tiveram as provas adiadas por causa de problemas estruturais no local onde seria aplicada a prova. Esses não precisam solicitar a reaplicação. O mesmo vale para os 21 Inscritos na prova digital no campus da Universidade Estácio de Sá, em Queimados, no Rio de Janeiro.

Importante destacar que a segunda chance vale para os candidatos que estavam inscritos para as provas nos dois formatos: digital e impressa. Mas a reaplicação dos dias 23 e 24 vai ser apenas na modalidade em papel.

 

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo