MPDFT pede volta de aulas presenciais na rede pública de ensino

O ministério defende que a educação é atividade essencial

Publicado em 03/03/2021 - 09:33 Por Daniella Longuinho - Brasília

O Ministério Público do Distrito Federal entrou com uma ação na Vara da Infância e da Juventude pedindo o retorno das aulas presenciais na rede pública de ensino do DF. No processo, o MP defende que a educação deve ter seu retorno definido como prioridade pelo governo local, por considerar uma atividade essencial.

Além disso, as promotorias de Justiça de Defesa da Educação alegam que houve tempo suficiente para a estruturação dos protocolos sanitários nas escolas públicas do Distrito Federal, e pedem a derrubada de trecho do decreto atual que impôs restrições a aulas presenciais.

A reportagem conversou com alguns pais de alunos matriculados na rede pública de ensino do DF para saber a opinião deles sobre a volta às aulas presenciais.

Na última quinta-feira (25), o secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, afirmou que a volta às aulas na rede pública deve acontecer no dia 08 de março, mas no formato virtual e que, a depender da evolução da covid-19 o ensino presencial poderá ser retomado no dia 23 de março.

Procurada para informar se essas datas seguem valendo, a Secretaria de Educação não respondeu.

O presidente da Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do Distrito Federal, Alexandre Veloso, explicou que no ano passado mais de 15% dos alunos da rede pública não conseguiram ter acesso ao ensino remoto e que a preocupação de evasão escolar continua para este ano letivo.

O Ministério Público defende a retomada das aulas presenciais de forma escalonada, progressiva e facultativa aos pais e responsáveis, sendo respeitados todos os protocolos de segurança sanitária nos ambientes escolares para impedir a propagação da covid-19.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Cristo Redentor iluminado lembra a contagem regressiva para Tóquio

E para abençoar os 100 dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio, o Comitê Olímpico do Brasil promoveu a ação de iluminar o Cristo Redentor, tradicional monumento carioca, com a marca da entidade, representando o uniforme da delegação brasileira nos jogos, na noite desta quarta-f

Baixar arquivo
Economia

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em maio

A nova rodada do auxílio emergencial começa a ser paga nesta quinta-feira a trabalhadores informais nascidos em maio. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

Baixar arquivo
Geral

Vacinação contra covid-19 chega a antiga comunidade quilombola do Rio

A vacinação contra a covid-19 chegou a  uma das mais antigas comunidades quilombolas do estado do Rio. Os integrantes da Maria Conga, em Magé, na baixada fluminense, vão ser imunizados com a primeira dose até sexta-feira (16).

Baixar arquivo
Política

CPI da Covid terá 11 senadores titulares e 7 suplentes

Os nomes dos senadores que vão compor a CPI da Covid no Senado foram definidos nessa quarta-feira (14).

Baixar arquivo
Esportes

Grêmio é eliminado da Copa Libertadores da América

Copa Libertadores da América: o Grêmio perdeu, em casa, para o Independiente Del Valle, por 2 a 1 e está eliminado da competição.

Confira também os resultados dos campeonatos estaduais nessa quarta-feira (14). Os detalhes com Bruno Mendes.  

Baixar arquivo
Geral

Novo CTB prevê criação de "Cadastro Nacional de Bons Motoristas"

Aqueles que não tiverem cometido nenhuma infração de trânsito durante os últimos 12 meses, receberão benefícios fiscais e tarifários. 

Baixar arquivo