Programa do MEC quer combater evasão escolar no Ensino Fundamental

Publicado em 31/03/2021 - 21:15 Por Daniella Longuinho, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um novo programa do Ministério da Educação quer combater o abandono e a evasão escolar nos anos finais do Ensino Fundamental, trata-se do Brasil na Escola.

Lançada nesta quarta-feira, a iniciativa vai oferecer apoio técnico e financeiro, além de valorizar as boas práticas e a inovação.

Segundo o MEC, mais de 260 milhões de reais serão investidos para apoiar cerca de 15 mil escolas públicas de todo o país. A implementação do programa vai ocorrer em parceria com os governos municipais e estaduais.

O vice-presidente da Undime, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Marcelo da Costa, destaca a importância de uma política nacional com foco na aprendizagem e na progressão escolar.

De acordo com o MEC, vão ter prioridade no programa as escolas que atuam do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, que atendam as populações mais vulneráveis e com os fluxos de aprendizagem mais baixos.

Segundo a coordenadora-geral do Ensino Fundamental do MEC, Myrian Sartori, a partir da semana que vem, estados e municípios vão ter dois meses para aderir ao Programa Brasil na Escola. A adesão e validação das escolas inscritas serão feitas pelo Simec, Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle.

Em entrevista a Voz do Brasil na noite dessa quarta-feira, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, explicou que problemas como trabalho, gravidez precoce e envolvimento com drogas estão entre as estatísticas que levam à evasão escolar de alunos do ensino fundamental nos anos finais. Ele anunciou medidas mais amplas do programa para garantir o ensino desses estudantes.

O MEC informou que os primeiros repasses feitos pelo programa Brasil na Escola devem ser feitos em julho deste ano. Todas as etapas e o cronograma do programa vão ser divulgados no site do ministério.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Jéssica Gonçalves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Brasil receberá 15,5 milhões de doses da vacina da Pfizer até junho

Quase dois milhões de doses da vacina da Pfizer serão antecipados ao Brasil, entre abril e junho.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil e União Europeia realizam encontro sobre mudanças climáticas

A ideia do encontro foi estabelecer um diálogo político sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável. 

Baixar arquivo
Política

Senado debate projeto que proíbe reajuste de medicamentos na pandemia

A correção nos preços é autorizada anualmente e definida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, ligada ao Ministério da Justiça.

Baixar arquivo
Geral

Cheia do Rio Negro pode afetar quatro mil pessoas em Manaus

De acordo com boletim do Serviço Geológico do Brasil, o rio Negro segue em processo de enchente, subindo a uma média de 5 cm por dia, considerado alto para o período.

Baixar arquivo
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo para inscrição no Sisu termina nesta quarta-feira

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso a um curso de graduação em universidades públicas do país.

Baixar arquivo