Escolas particulares do Rio podem funcionar a partir de segunda

Setor privado tem autonomia para decidir data da reabertura presencial

Publicado em 02/04/2021 - 21:32 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As escolas particulares e as públicas municipais do Rio de Janeiro já estão autorizadas a funcionar a partir de segunda-feira.

A decisão foi anunciada nessa quinta-feira (1), durante apresentação do calendário unificado de vacinação que vai ser implantado, neste mês, nas cidades do Rio, Niterói, Itaguaí e Maricá. Outro anúncio foi o da imunização de profissionais de educação a partir de 26 de abril.

Porém, a reabertura das unidades de ensino vai depender da elaboração de um cronograma especial da Secretaria Municipal de Educação, como explica o titular da pasta, Renan Ferreirinha.

Ainda segundo o secretário, as escolas particulares podem voltar desde que também sigam o protocolo sanitário definido pelo comitê científico da Prefeitura do Rio.

O fechamento das escolas fez parte do conjunto de medidas restritivas adotadas pelo município para tentar frear o avanço da Covid-19 e evitar o colapso no sistema de saúde. Mesmo assim, as aulas continuaram de forma remota.

Ao longo da próxima semana, algumas atividades serão liberadas progressivamente. Na segunda-feira, além das escolas e creches municipais, poderão voltar os serviços da administração pública; e, na sexta-feira, os setores de comércios e serviços.

A cidade segue na faixa de risco muito alto, e as atividades econômicas deverão funcionar de acordo com as medidas de proteção para esta classificação.

A Prefeitura do Rio de Janeiro mantém a fiscalização para coibir o descumprimento das medidas de proteção à vida. Desde o dia 15 de janeiro, ações integradas entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública, o Instituto de Vigilância Sanitária, a Guarda Municipal e a Defesa Civil já passaram por 63 bairros, contabilizando 874 inspeções em estabelecimentos, 573 infrações sanitárias e 177 interdições.

Edição: Bianca Paiva/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Justiça

CNJ lança sistema para busca de ativos de pessoas físicas e jurídicas

O CNJ - Conselho Nacional de Justiça lançou, nesta terça-feira, um sistema digital para realização de busca de ativos e patrimônio de pessoas físicas e jurídicas em diversas bases de dados. 

Baixar arquivo
Justiça

Novo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, defende a democracia

O ministro Alexandre de Moraes assumiu nesta terça-feira a presidência do Tribunal Superior Eleitoral. E o ministro Ricardo Lewandowski tomou posse como vice-presidente da Corte Eleitoral.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança alerta sobre falsificação do medicamento somatropina

A agência também entregou para a Polícia Federal um dossiê de investigação sanitária, que deve ajudar na apuração das denúncias de falsificação da somatropina.

Baixar arquivo
Economia

Conselho Brasil-OCDE realiza encontro no Palácio do Planalto

O Conselho Brasil-OCDE realizou uma reunião no Palácio do Planalto para analisar o processo de entrada do país na organização internacional.

Baixar arquivo
Política

STF media reunião entre estados, DF e União para discutir o ICMS

Estados, e Distrito Federal, de um lado, e União, do outro, se reuniram no Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira, para tentar chegar a um acordo sobre o ICMS dos combustíveis.

Baixar arquivo
Geral

Passageiro entra em surto e quebra poltronas de avião da Gol

As imagens do homem chutando as cadeiras até elas quebrarem circulou pelas redes sociais. O avião saiu do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Recife, no domingo à noite.

Baixar arquivo