Escolas particulares do Rio podem funcionar a partir de segunda

Setor privado tem autonomia para decidir data da reabertura presencial

Publicado em 02/04/2021 - 21:32 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As escolas particulares e as públicas municipais do Rio de Janeiro já estão autorizadas a funcionar a partir de segunda-feira.

A decisão foi anunciada nessa quinta-feira (1), durante apresentação do calendário unificado de vacinação que vai ser implantado, neste mês, nas cidades do Rio, Niterói, Itaguaí e Maricá. Outro anúncio foi o da imunização de profissionais de educação a partir de 26 de abril.

Porém, a reabertura das unidades de ensino vai depender da elaboração de um cronograma especial da Secretaria Municipal de Educação, como explica o titular da pasta, Renan Ferreirinha.

Ainda segundo o secretário, as escolas particulares podem voltar desde que também sigam o protocolo sanitário definido pelo comitê científico da Prefeitura do Rio.

O fechamento das escolas fez parte do conjunto de medidas restritivas adotadas pelo município para tentar frear o avanço da Covid-19 e evitar o colapso no sistema de saúde. Mesmo assim, as aulas continuaram de forma remota.

Ao longo da próxima semana, algumas atividades serão liberadas progressivamente. Na segunda-feira, além das escolas e creches municipais, poderão voltar os serviços da administração pública; e, na sexta-feira, os setores de comércios e serviços.

A cidade segue na faixa de risco muito alto, e as atividades econômicas deverão funcionar de acordo com as medidas de proteção para esta classificação.

A Prefeitura do Rio de Janeiro mantém a fiscalização para coibir o descumprimento das medidas de proteção à vida. Desde o dia 15 de janeiro, ações integradas entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública, o Instituto de Vigilância Sanitária, a Guarda Municipal e a Defesa Civil já passaram por 63 bairros, contabilizando 874 inspeções em estabelecimentos, 573 infrações sanitárias e 177 interdições.

Edição: Bianca Paiva/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Senado debate projeto que proíbe reajuste de medicamentos na pandemia

A correção nos preços é autorizada anualmente e definida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, ligada ao Ministério da Justiça.

Baixar arquivo
Geral

Cheia do Rio Negro pode afetar quatro mil pessoas em Manaus

De acordo com boletim do Serviço Geológico do Brasil, o rio Negro segue em processo de enchente, subindo a uma média de 5 cm por dia, considerado alto para o período.

Baixar arquivo
Esportes

A 100 dias de Tóquio, Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades

A 100 dias dos jogos de Tóquio, o Brasil já confirmou 200 vagas em 21 modalidades e ainda tem chance de classificação em mais 30. Saiba mais com Astrid Nick. 

Baixar arquivo
Educação

Prazo para inscrição no Sisu termina nesta quarta-feira

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso a um curso de graduação em universidades públicas do país.

Baixar arquivo
Geral

Rainha de Copas: Operação investiga facção ligada ao tráfico no Rio

Segundo a Polícia Civil, os alvos da investigação “ostentam em redes sociais uma vida luxuosa, residindo em mansões em condomínios de alto padrão.

Baixar arquivo
Saúde

Lewandowski dá 30 dias para Anvisa decidir sobre vacina Sputnik V

Nesta terça-feira (13) o ministro do STF Ricardo Lewandowski atendeu o pedido de liminar feito pelo governo do Maranhão para importação e autorização excepcional de uso da vacina da Rússia Sputnik V. 

Baixar arquivo