Primeira turma com currículo do novo ensino médio se forma

Estudantes falam de empregabilidade após conclusão da etapa

Publicado em 14/04/2021 - 18:00 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Cento e noventa e oito estudantes conseguiram vencer as dificuldades durante a pandemia do coronavírus e se formaram do novo ensino médio. São jovens de cinco estados brasileiros, de turmas que ingressaram em 2018 e concluíram o curso em dezembro do ano passado.

Eles fazem parte da primeira turma de formandos no curso de eletrotécnica de um projeto piloto implementado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Mais de 80% deles vieram de escolas públicas.

Um desse alunos é Ivo Cidrão, do Ceará, que já conseguiu emprego e diz ter realizado um sonho.

A estudante Júlia Guese, do Espírito Santo, também ficou satisfeita com o resultado.

O gerente executivo de educação do SESI, Wisley Pereira, relata que o mercado de trabalho está assimilando rapidamente os estudantes dos cursos técnicos.

O novo ensino médio permite que o estudante escolha a área de estudo com que tenha mais afinidade. Uma parte do conteúdo é do currículo comum, e a outra é direcionada a uma área técnica, que pode ser linguagem, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico.

Durante os três anos de curso, os estudantes recebem até 1,8 mil horas de aulas dedicadas à Base Nacional Comum Curricular e, pelo menos, mais 1,2 mil horas dedicadas aos programas de formação de livre escolha.

Os 27 estados brasileiros aderiram ao Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio. Até o momento, mais de 4,1 mil escolas participam do programa, que já contemplou quase 2 milhões de alunos. As escolas de todo o país têm até 2022 para implementar o novo modelo.

Edição: Nádia Faggiani/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo
Geral

INSS publica novo calendário para prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final deste ano. Os aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento continuam recebendo o benefício.

Baixar arquivo