Dia Internacional da Língua Portuguesa: idioma é falado em nove países

No mundo, 265 milhões de pessoas falam português

Publicado em 05/05/2021 - 11:00 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Muitos sotaques, muitas culturas, muitas nacionalidades. A nossa língua é assim! E justamente por ser tão rica merece um dia para celebrar toda essa diversidade: 5 de maio - Dia Internacional da Língua Portuguesa. Essa data comemorativa foi instituída pela Unesco, em 2006. O português é falado em nove países, é a língua mais usada no Hemisfério Sul e o idioma oficial de 265 milhões de pessoas. 

E para entender um pouco da história do nosso idioma, precisamos voltar ao Império Romano, onde o latim era a língua oficial. A partir daí, passou a se disseminar pelo mundo. Quando foi oficializada como a língua de Portugal, o português passou a ser falado também nas colônias do país. Foi assim que chegou ao Brasil. Depois disso, várias línguas indígenas perderam força e muitas desapareceram. Mas, ainda assim, deixaram sua marca na língua que falamos hoje: 80% das palavras que nomeiam as plantas e bichos brasileiros são oriundas do Tupinambá, da tribo tupi-guarani. 

A documentarista Isa Grinspum explica que a língua portuguesa é uma grande miscigenação de culturas de muitos locais, com influências indígenas, africanas e latinas. Ela conta que toda essa mistura ajudou a formar a nossa música, o nosso cinema e a nossa literatura.

Aqui no Brasil, para homenagear o nosso idioma, há o Museu da Língua Portuguesa, fundado em 2006, em São Paulo, que é cidade com a maior população de falantes de português do mundo. E nessa semana comemorativa, muitas atividades para homenagear a nossa língua. Marília Bonas, diretora técnica do Museu, conta um pouquinho dessa programação.

Para saber toda a programação, basta acessar museudalinguaportuguesa.org.br.

Edição: Leila dos Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é aprovada no Senado

Os precatórios são dívidas da União com empresas e pessoas que ganharam ações definitivas na justiça. A proposta aprovada pelo Senado limita o valor a ser gasto anualmente com essas despesas e muda a forma de cálculo do teto de gastos. Proposta ainda precisa voltar à Câmara.

Baixar arquivo
Educação

Prazo para solicitar a reaplicação da prova do Enem termina amanhã

Candidatos podem pedir a reaplicação até às 23h59 desta sexta; os nomes dos participantes aptos a fazerem a prova em nova data serão divulgados na própria Página do Participante.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio vai rever ampliação de exigência de cartão de vacina

Segundo o prefeito Eduardo Paes, houve "exagero" na ampliação de locais onde devem ser apresentados comprovante de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo suspende festa de Réveillon na Paulista

A vigilância sanitária da capital paulista fez um estudo de riscos e orientou a cancelar a festa do dia 31 de dezembro. Além disso, o prefeito decidiu manter a obrigatoriedade no uso de máscaras em lugares públicos. O uso seria abolido no próximo dia 11.

Baixar arquivo
Cultura

Em 2 de dezembro de 1870, estreava no Brasil a ópera O Guarani

A ópera, de autoria do maestro Carlos Gomes, se baseia no romance O Guarani, escrito por José de Alencar, e conta, em quatro atos, a história de Cecília e Peri. 

Baixar arquivo
Geral

Bolsonaro participa de formatura de sargentos no Rio de Janeiro

O presidente da República Jair Bolsonaro foi à Escola de Sargentos de Logística, na vila militar no Rio de Janeiro, para acompanhar a formatura do Curso de Formação e Graduação de Sargentos.  Antes do evento, o presidente se reuniu com os formandos.

Baixar arquivo