Dia Internacional da Língua Portuguesa: idioma é falado em nove países

No mundo, 265 milhões de pessoas falam português

Publicado em 05/05/2021 - 11:00 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Muitos sotaques, muitas culturas, muitas nacionalidades. A nossa língua é assim! E justamente por ser tão rica merece um dia para celebrar toda essa diversidade: 5 de maio - Dia Internacional da Língua Portuguesa. Essa data comemorativa foi instituída pela Unesco, em 2006. O português é falado em nove países, é a língua mais usada no Hemisfério Sul e o idioma oficial de 265 milhões de pessoas. 

E para entender um pouco da história do nosso idioma, precisamos voltar ao Império Romano, onde o latim era a língua oficial. A partir daí, passou a se disseminar pelo mundo. Quando foi oficializada como a língua de Portugal, o português passou a ser falado também nas colônias do país. Foi assim que chegou ao Brasil. Depois disso, várias línguas indígenas perderam força e muitas desapareceram. Mas, ainda assim, deixaram sua marca na língua que falamos hoje: 80% das palavras que nomeiam as plantas e bichos brasileiros são oriundas do Tupinambá, da tribo tupi-guarani. 

A documentarista Isa Grinspum explica que a língua portuguesa é uma grande miscigenação de culturas de muitos locais, com influências indígenas, africanas e latinas. Ela conta que toda essa mistura ajudou a formar a nossa música, o nosso cinema e a nossa literatura.

Aqui no Brasil, para homenagear o nosso idioma, há o Museu da Língua Portuguesa, fundado em 2006, em São Paulo, que é cidade com a maior população de falantes de português do mundo. E nessa semana comemorativa, muitas atividades para homenagear a nossa língua. Marília Bonas, diretora técnica do Museu, conta um pouquinho dessa programação.

Para saber toda a programação, basta acessar museudalinguaportuguesa.org.br.

Edição: Leila dos Santos/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

FAB está de prontidão para resgatar brasileiros em áreas de conflito

Após os ataques do Irã a Israel, o governo brasileiro informou que está pronto, caso necessário, para resgatar brasileiros na área de conflito. Em nota, a Força Aérea Brasileira afirma se manter em prontidão para atuar a qualquer hora e em qualquer local, assim que for acionada pelas autoridades.

Baixar arquivo
Internacional

Conselho de Segurança da ONU faz reunião de emergência neste domingo

A reunião acontece após pedido de Israel, que foi atacado pelo Irã na noite desse sábado (13). O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, já se manifestou condenando o ataque iraniano e pedindo “o fim imediato das hostilidades”.

Baixar arquivo
Geral

Lei que criminaliza bullying prevê pena de até quatro anos de prisão

O objetivo da lei, sancionada este ano, é inibir essa prática nas escolas e, principalmente, no mundo virtual, onde o Brasil está no topo da lista nesse assunto. Menores de idade podem ser responsabilizados pela Vara da Infância e da Juventude.

Baixar arquivo
Geral

Brasil pede esforço para conter escalada de tensão no Oriente Médio

O governo brasileiro manifestou grave preocupação com os relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel. O comunicado pede que todas as partes envolvidas exerçam máxima contenção e chama a comunidade internacional para mobilizar esforços e evitar uma escalada.

Baixar arquivo
Internacional

Ruas de Israel amanhecem vazias após ataques do Irã

Domingo é o primeiro dia da semana de trabalho em Israel. Depois de uma madrugada em claro, acompanhando ao vivo os ataques, os israelenses acordaram com uma sensação ambígua: o alívio pelo bom funcionamento do sistema de defesa, mas também o temor do que está por vir.

Baixar arquivo
Política

Renegociação de dívidas e PEC das Drogas agitam o Senado

PEC das Drogas, renegociação de dívida dos estados, revisão do Código Civil, Imposto de Renda. A semana vai ser cheia no Senado.

Baixar arquivo