Com a pandemia, 43% dos jovens já pensaram em desistir dos estudos

Situação financeira e ensino remoto estão entre as principais causas

Publicado em 14/06/2021 - 14:18 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pandemia de covid-19 está dificultando a vida escolar, e 43% dos jovens estudantes afirmam que já pensaram em parar de estudar, desde que suas rotinas foram alteradas pelo coronavírus. O dado é da pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”, promovida pelo Conjuve, o Conselho Nacional da Juventude, em parceria com outras entidades, entre elas, a Unesco.

6% dos jovens efetivamente deixaram os estudos durante a pandemia. Desses, os principais motivos foram: o financeiro, para 1 em cada 5 jovens; e dificuldades com o ensino remoto, relatado por 1 em cada 7 alunos.

Em alguns casos, a participação no Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, também foi afetada. Oito de cada dez jovens não fizeram a prova na edição 2020. Foi o caso de Odilon Gomes, de Maceió. Ele concluiu o Ensino Médio em 2018, e começou a trabalhar. Pretendia fazer o Enem este ano, mas se sentiu desencorajado pela pandemia. 

O presidente do Conjuve, Marcus Barão, comenta a relação da dificuldade econômica e a decisão dos jovens de abandonar os estudos durante a pandemia:

A pesquisa recebeu dados de 68 mil jovens de todo o Brasil, com idade entre 15 e 29 anos. Eles responderam a um questionário remoto, com 77 perguntas, nos meses de março e abril.

Em junho do ano passado, durante a primeira onda da pandemia, a mesma pesquisa do Conjuve revelou que a quantidade de estudantes que pensavam em deixar os estudos era menor, de 28 por cento.

Edição: Sâmia Mendes/Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Conta de energia elétrica continua na bandeira vermelha em agosto

Segundo a Aneel, a bandeira vermelha se justifica pelo baixo nível dos principais reservatórios do SIN, o Sistema Interligado Nacional.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ tem redução de mortes por covid entre junho e julho

Estudo comparou os dados epidemiológicos de duas semanas: de 11 a 17 de julho e de 27 de junho a 3 de julho.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

40 mil denúncias de violência doméstica são feitas até junho no Brasil

São casos de desrespeito contra a liberdade, a segurança, o patrimônio e a integridade das mulheres. 

Baixar arquivo
Saúde

SC: Saúde vai liberar R$ 5 milhões a atendimento de alta complexidade

O Ministério da Saúde vai liberar mais de R$ 5 milhões para ampliar o atendimento de alta complexidade à saúde em hospitais de Santa Catarina. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante visita à cidade de Blumenau, em Santa Catarina.

Baixar arquivo
Geral

Campanha lançada no RJ visa proteger crianças e adolescentes do tabaco

A prefeitura do Rio de Janeiro lançou a campanha Diga não às iscas, com o objetivo de proteger crianças e adolescentes do contato com produtos derivados do tabaco, que podem levar à dependência.

Baixar arquivo
Esportes

Boxe brasileiro avança e já garante bronze para o Brasil

Um pugilista e uma pugilista já estão no caminho das medalhas em Tóquio. 

Baixar arquivo