EAD em faculdades particulares deverá crescer mesmo depois da Pandemia

Publicado em 23/06/2021 - 21:31 Por Victor Ribeiro, Repórter da Rádio Nacional com produção de Dayana Vitor - Brasília

Na década que vai de 2010 a 2019, o número de matrículas no ensino superior particular no Centro-Oeste aumentou 13% nas carreiras ligadas ao agronegócio e 8% nos cursos de saúde e engenharia. No Distrito Federal, a procura por vagas nas faculdades de saúde subiu mais que essa média: aumentou 10% nos cursos presenciais e saltou 65% no ensino à distância.

É o caso da Ketelin Lima, que deixou a área de humanas para estudar farmácia. Já Izabelle Raireline começou a faculdade de arquitetura, mas começou a trabalhar em um hospital e se apaixonou por enfermagem.

As duas refletem o perfil de boa parte dos novos estudantes dos cursos universitários particulares de saúde. É o que mostra um estudo elaborado pela empresa Educa Insights, a partir de dados do Censo da Educação Superior, de 2010 a 2019.

A pesquisa foi encerrada antes da pandemia de covid-19. Mesmo assim, além do aumento na procura por faculdades de saúde, também indicou alta na busca por EAD, ensino à distância.

As conclusões foram apresentadas nessa quarta-feira, em um evento virtual organizado pelos representantes da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior na região Centro-Oeste.

O professor Sólon Caldas é diretor executivo da Associação e avaliou que a tendência é de redução do ensino presencial.

A associação que representa as mantenedoras das instituições de ensino superior privado prevê que, no ano que vem, a quantidade de alunos no EAD deve ultrapassar a do presencial.

Edição: Raquel Mariano/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Meio Ambiente

31 barragens estão em estado de emergência em Minas Gerais

A previsão de novas chuvas reacende a preocupação sobre a situação das barragens espalhadas por Minas, algumas delas em estado crítico com chance de rompimentos e acidentes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Em 2021, a Terra teve a 6ª maior temperatura já medida na história

O dado é resultado de análises independentes feitas pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, e pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. Os cientistas usam o período de 1951 a 1980 como referência para medir a variação da temperatura global ao longo do tempo.

Baixar arquivo
Política

TSE garante que nome social possa ser usado no título de eleitor

Muitas pessoas podem ainda não saber, mas transgêneros e travestis podem colocar no título de eleitor o nome com o qual se identificam e são reconhecidos na sociedade.

Baixar arquivo
Economia

Pandemia afetou mais empresários negros do que o restante, diz Sebrae

Cerca de 72% dos empreendedores negros estão faturando menos desde que começou a pandemia, enquanto 66% de brancos estão na mesma situação. Pesquisa do Sebrae mostra que o acesso dos empresários negros ao crédito também ficou pior depois da pandemia de covid. 

Baixar arquivo
Geral

Anac permite voos com menos comissários a bordo

Devido o agravamento da pandemia, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) permitiu a redução desses profissionais a bordo, mas os voos também terão número reduzido de passageiros.

Baixar arquivo
Esportes

Murilo chega ao Palmeiras de olho em vaga no time titular

Mesmo com a dupla de defesa mais segura do país, com Gustavo Gómez e Luan, o Palmeiras apresentou, nesta terça-feira (18), o zagueiro Murilo.

Baixar arquivo