EAD em faculdades particulares deverá crescer mesmo depois da Pandemia

Publicado em 23/06/2021 - 21:31 Por Victor Ribeiro, Repórter da Rádio Nacional com produção de Dayana Vitor - Brasília

Na década que vai de 2010 a 2019, o número de matrículas no ensino superior particular no Centro-Oeste aumentou 13% nas carreiras ligadas ao agronegócio e 8% nos cursos de saúde e engenharia. No Distrito Federal, a procura por vagas nas faculdades de saúde subiu mais que essa média: aumentou 10% nos cursos presenciais e saltou 65% no ensino à distância.

É o caso da Ketelin Lima, que deixou a área de humanas para estudar farmácia. Já Izabelle Raireline começou a faculdade de arquitetura, mas começou a trabalhar em um hospital e se apaixonou por enfermagem.

As duas refletem o perfil de boa parte dos novos estudantes dos cursos universitários particulares de saúde. É o que mostra um estudo elaborado pela empresa Educa Insights, a partir de dados do Censo da Educação Superior, de 2010 a 2019.

A pesquisa foi encerrada antes da pandemia de covid-19. Mesmo assim, além do aumento na procura por faculdades de saúde, também indicou alta na busca por EAD, ensino à distância.

As conclusões foram apresentadas nessa quarta-feira, em um evento virtual organizado pelos representantes da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior na região Centro-Oeste.

O professor Sólon Caldas é diretor executivo da Associação e avaliou que a tendência é de redução do ensino presencial.

A associação que representa as mantenedoras das instituições de ensino superior privado prevê que, no ano que vem, a quantidade de alunos no EAD deve ultrapassar a do presencial.

Edição: Raquel Mariano/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Olimpíada: seleção feminina de futebol empata com a Holanda

O jogo, válido pela 2ª rodada do grupo F, ocorreu na manhã deste sábado (24) no estádio Miyagi. Debinha, Marta e Ludmila marcaram para o Brasil.

Baixar arquivo
Esportes

Felipe Lima se classifica para semifinal dos 100 m peito em Tóquio

Brasileiro conseguiu o melhor resultado da natação verde e amarela no primeiro dia de disputa da Olimpíada no Centro Aquático de Tóquio. 

Baixar arquivo
Cultura

Justiça do Rio decide desinterditar a Cidade do Samba

A Cidade do Samba estava interditada desde 11 de janeiro, a pedido do Ministério Público, para que as instalações fossem reestruturadas para reduzir os riscos de incêndio.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio cria comitê para combater violência política contra mulheres

Objetivo do do Comitê Marielle Franco de Proteção e Enfrentamento à Violência Política Contra as Mulheres é combater o racismo e conscientizar a população sobre o papel transformador das mulheres negras na sociedade.

Baixar arquivo
Educação

Enem 2021: mais de três milhões de estudantes têm inscrição confirmada

Para a modalidade digital do Enem foram confirmadas aproximadamente 69 mil inscrições de um total de 101 mil vagas ofertadas.  

Baixar arquivo
Economia

Cenário energético vai permanecer sensível até novembro, aponta ONS

Estudo considerou um aumento das atividades de comércio e serviços daqui para a frente, o que aumenta também a demanda de energia justamente em um período de seca e de baixa nos reservatórios.

Baixar arquivo