Salas podem ter 100% da capacidade em escolas de SP a partir de agosto

Publicado em 20/07/2021 - 20:31 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A partir de 2 de agosto as atividades presenciais nas escolas paulistanas não vão ter mais um número máximo de alunos em salas de aula. Entra em vigor a regra que estabelece a distância mínima de um metro entre estudantes. Até então, as escolas vêm funcionando em sistema de rodízio com limite de 35% da capacidade.

Segundo o secretário de educação do município, Fernando Padula, o longo período longe das escolas tem contribuído para a evasão escolar.  Segundo ele, 30% dos alunos ou não entregaram as atividades, ou, quase não entregaram as atividades.

A regra vale para as escolas de educação infantil e alunos do ensino fundamental. Já as creches passam a funcionar com 60% da capacidade.

Para Cleiton Gomes da Silva, Secretário Geral do Simpeen, o Sindicato dos Profissionais de Educação do Município de São Paulo, a proposta não foi negociada com a categoria. Ele defende a manutenção do limite dos 35% dos alunos até o final do ano, ou, ao menos, até que todos os profissionais de educação estiverem com a  imunização completa.

Segundo a prefeitura de São Paulo, cem por cento dos profissionais da educação já tomou pelo menos uma dose da vacina. Mas, de acordo com o sindicato, pelo menos metade desses trabalhadores ainda aguardam pela segunda dose e a previsão é de que até a primeira quinzena de setembro todos já vão ter completado o esquema vacinal. 

O protocolo de segurança mais flexível já tinha sido autorizado pelo governo do estado e foi anunciado nessa terça-feira (20) pelo prefeito da capital, Ricardo Nunes. Por enquanto o retorno das crianças segue sendo facultativo e as famílias decidem se elas vão retomar ou não as atividades presenciais, especialmente as crianças com comorbidades.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Governo economizou R$ 1,5 bilhão com teletrabalho na pandemia

Esse número é resultado de um levantamento do Ministério da Economia que analisou a redução dos gastos entre os meses de março de 2020 e junho de 2021.

Baixar arquivo
Geral

RJ: Operação Chorume cumpre mandados de prisão no município de Carmo

Entre os alvos da operação, suspeitos de envolvimento no esquema, estão seis dos 11 vereadores do município. Segundo o Ministério Público, além de não fiscalizar contratos, eles teriam aprovado matérias de interesse do grupo criminoso, em contrapartida ao recebimento de propina.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil perde e fica fora da disputa do ouro no vôlei masculino

A luta pelo bronze acontecerá na madrugada deste sábado (7), à 1h30 (horário de Brasília), contra a Argentina.

Baixar arquivo
Esportes

Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe em Tóquio

Os baianos Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe na Olimpíada de Tóquio. No feminino, na categoria leve (até 60kg), a vaga foi garantida após a brasileira vencer a finlandesa Mira Potkonen por decisão unânime dos árbitros (5 a 0). Enquanto no masculino,

Baixar arquivo
Esportes

Caio Bonfim chega em 13º na marcha atlética de 20km

Ele competiu na madrugada desta quinta-feira (5), tendo encerrado a prova na 13ª colocação, com o tempo de 1h23min21s. A disputa aconteceu no Parque Sapporo Odori, no centro da cidade de Sapporo.

Baixar arquivo
Geral

Operação investiga esquema de golpe em investimentos de bitcoins

O alvo da operação é um suposto investidor especialista que teria lesado dezenas de pessoas em vários estados.

Baixar arquivo