Documento que orienta volta das aulas presenciais é publicado no DOU

Publicado em 06/08/2021 - 13:19 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Já está publicado no Diário Oficial da União, o documento que orienta quais medidas devem ser tomadas no retorno das aulas presenciais. A resolução é do Conselho Nacional de Educação, e prevê, além das medidas, a organização do calendário escolar. Também autoriza o retorno às aulas nas escolas, em todos os níveis de ensino, desde o ensino infantil até o superior.

Esse retorno deve respeitar algumas medidas, entre elas os protocolos sanitários para conter a contaminação pelo coronavírus e a realização de avaliações para as unidades educacionais identificarem qual o padrão de aprendizado de cada estudante. Dessa forma, podem ser elaborados programas de recuperação, com base nos diagnósticos. A resolução do CNE ainda determina que o ensino remoto seja ofertado para os estudantes do grupo de risco para covid-19 ou que testem positivo para a doença.

No ensino superior, por exemplo, algumas atividades poderão ser exercidas de forma remota, a exemplo de processos seletivos, Trabalho de Conclusão de Curso e aulas de laboratório, desde que haja tecnologia e infraestrutura adequadas. Será permitida, também, a realização de estágio de graduandos de forma não-presencial, caso a atividade não exija a presença do estagiário.

As instituições de ensino superior poderão antecipar a conclusão de cursos da área de saúde, como Medicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia, desde que o estudante tenha cumprido, pelo menos, 75% da carga horária do curso e do internato, no caso de Medicina.

Quanto ao ensino especial, os alunos devem ser acompanhados de forma intensa no processo de saída do isolamento social, com estratégias de recuperação de aprendizagem, caso tenha sido afetada. Se o ensino presencial não for possível, as escolas especiais devem apresentar planos de continuidade no ensino remoto, para evitar prejuízos e evasão escolar.

Um ponto importante da resolução do CNE é que as atividades pedagógicas poderão ser exercidas em partes ou totalmente, à distância. Isso, em casos de suspensão de aulas presenciais determinadas por autoridades locais, a depender da realidade sanitária e dos riscos de contaminação.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justiça

MInistro Edson Fachin realiza ultima sessão a frente do TSE

Na semana que vem, Fachin será sucedido pelo ministro Alexandre de Moraes, cuja posse está marcada para 16 de agosto.

Baixar arquivo
Saúde

Bio-Manguinhos vai fornecer ao SUS remédio para doenças reumatológicas

O biofármaco é indicado para o tratamento de oito doenças no SUS e deve beneficiar cerca de 60 mil pacientes que o utilizam em seus tratamentos. O medicamento é o produto com o maior número de indicações para pacientes vivendo com doenças reumatológicas e doença de Crohn simultaneamente.

Baixar arquivo
Geral

Cooperação do BID e BNDES vai avaliar projetos de saneamento Básico

Um acordo de cooperação técnica firmado entre o BNDES e o BID vai permitir a avaliação prévia da viabilidade de projetos de parceria público-privada e de concessão de serviços de água e saneamento, com foco em favelas e áreas rurais do país.

Baixar arquivo
Justiça

MP do RJ lança Ouvidoria da Mulher de combate à violência de gênero

O serviço, através dos telefones 127 para quem mora na capital e 021-2262-7015 nas demais localidades, é voltado não apenas para a proteção contra agressões domésticas, mas também em relação à violência política ou de gênero.

Baixar arquivo
Justiça

CNJ lança o formulário Rogéria, de proteção a população LGBTQIA+

O Formulário Rogéria, criado em homenagem à atriz, falecida em 2017, será aplicado em delegacias, pela Defensoria Pública, por equipes psicossociais dos tribunais de Justiça e nos serviços de assistência social de proteção a vítimas de violência.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde eleva para nível máximo risco da varíola dos macacos

A classificação é para todo o território nacional e significa que a doença é considerada grave

Baixar arquivo