Educação bilíngue de surdos é inserida na LDB da educação nacional

Publicado em 03/08/2021 - 20:18 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal sancionou nesta terça-feira (03) a lei que regulamenta a educação bilíngue de surdos na LDB, a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional.

A educação bilíngue é aquela em que a Língua Brasileira de Sinais é considerada a primeira língua, e o português escrito como segunda língua.

A lei sancionada determina que a oferta dessa modalidade de ensino deverá começar na educação infantil e se estender durante toda a vida do estudante. Os sistemas de ensino vão ser responsáveis por garantir materiais didáticos adequados, além de professores bilíngues com formação superior.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro participou da cerimônia de sanção da lei. Ela disse que a iniciativa vai permitir que os estudantes surdos tenham igualdade de condições para desenvolver habilidades.

Já o ministro da Educação, Milton Ribeiro, destacou que as pessoas surdas vão ter mais condições de se qualificar profissionalmente por meio do estudo em Libras.

A implementação da educação bilíngue para surdos vai contar com apoio técnico e financeiro da União. Os programas vão ser elaborados com a participação das comunidades

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Covid-19: estado de emergência termina oficialmente neste domingo

A situação de emergência começou em fevereiro de 2020, antes que o surto de covid se transformasse em pandemia

Baixar arquivo
Saúde

Brasileiro diagnosticado com varíola dos macacos está em isolamento

O paciente tem 26 anos. Saiu de Portugal, passou pela Espanha e entrou na Alemanha

Baixar arquivo
Justiça

Justiça nega pedido de habeas corpus do ex-vereador Dr. Jairinho

A defesa pediu que sua prisão fosse substituída por monitoramento eletrônico. O ex-vereador está preso desde abril do ano passado, acusado da morte do menino Henry Borel, de 4 anos.

Baixar arquivo
Economia

Rio de Janeiro terá primeira planta de geração de hidrogênio verde

O estado do Rio de Janeiro terá a primeira planta para geração de hidrogênio verde no país.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria vai trazer fortes chuvas no norte da região Nordeste

O alerta laranja para perigo no acumulado de chuva é do Instituto Nacional de Meteorologia e vale até domingo (22). As chuvas fortes, também devem atingir o norte do Pará, do Amazonas e Roraima, e todo o Amapá.

Baixar arquivo
Saúde

Portugal tem aumento de 33% no número de mortes por covid-19

País tem crescimento de casos de contágio e de mortes por Covid-19 nos últimos sete dias. Para os especialistas, o motivo é o avanço da linhagem BA.5 somado ao fim da obrigatoriedade do uso da máscara.

 

Baixar arquivo