Maioria dos estudantes relatam problemas de saúde mental na pandemia

Publicado em 19/08/2021 - 13:52 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

91,1% dos estudantes de ensino superior particular e 94,2% dos estudantes de instituições públicas relataram ter tido problemas de saúde mental durante a pandemia e dificuldades para se concentrar nas aulas remotas. Enquanto 93% dos professores relataram stress, fadiga e cansaço físico e mental por estarem trabalhando mais horas no modelo remoto do que no presencial.

Os dados são da 2ª pesquisa de adoção de aulas online apresentados, nesta quinta-feira, pelo instituto Semesp, o Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior do estado de São Paulo. O levantamento foi realizado em maio deste ano com mais de 2.900 alunos e 466 docentes de todo o Brasil.

Mas a pesquisa trouxe também dados positivos. 89% dos docentes de instituições públicas e 91% dos docentes de instituições privadas relataram maior familiaridade com as ferramentas tecnológicas do ensino remoto, enquanto na primeira pesquisa, feita em julho de 2020, esse número era de 59,4% dos docentes no ensino privado.

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, ressalta que a pandemia deixa um legado de transformação digital em tempo recorde, pouco mais de um ano, e que em tempos comuns essa transformação poderia demorar de 10 a 20 anos.

Mas Rodrigo Capelato destaca também que o modelo atual de aulas remotas atrofiou as habilidades sociais dos estudantes. Um sintoma disso é que 32,8% dos alunos disseram que nunca abriram a câmera nas aulas e que por isso essa volta ao presencial terá que ter acompanhamento psicológico por parte das instituições de ensino.

Vale destacar que, de acordo com a pesquisa, boa parte dos alunos, 47% na rede privada e 43% na rede pública, preferem a volta no modelo 100% presencial e boa parte dos professores, 46,2% do ensino público e 49% de instituições privadas, por outro lado, gostariam de trabalhar num modelo híbrido com aulas presenciais e remotas.

 

 

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo