Maioria dos estudantes relatam problemas de saúde mental na pandemia

Publicado em 19/08/2021 - 13:52 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

91,1% dos estudantes de ensino superior particular e 94,2% dos estudantes de instituições públicas relataram ter tido problemas de saúde mental durante a pandemia e dificuldades para se concentrar nas aulas remotas. Enquanto 93% dos professores relataram stress, fadiga e cansaço físico e mental por estarem trabalhando mais horas no modelo remoto do que no presencial.

Os dados são da 2ª pesquisa de adoção de aulas online apresentados, nesta quinta-feira, pelo instituto Semesp, o Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior do estado de São Paulo. O levantamento foi realizado em maio deste ano com mais de 2.900 alunos e 466 docentes de todo o Brasil.

Mas a pesquisa trouxe também dados positivos. 89% dos docentes de instituições públicas e 91% dos docentes de instituições privadas relataram maior familiaridade com as ferramentas tecnológicas do ensino remoto, enquanto na primeira pesquisa, feita em julho de 2020, esse número era de 59,4% dos docentes no ensino privado.

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, ressalta que a pandemia deixa um legado de transformação digital em tempo recorde, pouco mais de um ano, e que em tempos comuns essa transformação poderia demorar de 10 a 20 anos.

Mas Rodrigo Capelato destaca também que o modelo atual de aulas remotas atrofiou as habilidades sociais dos estudantes. Um sintoma disso é que 32,8% dos alunos disseram que nunca abriram a câmera nas aulas e que por isso essa volta ao presencial terá que ter acompanhamento psicológico por parte das instituições de ensino.

Vale destacar que, de acordo com a pesquisa, boa parte dos alunos, 47% na rede privada e 43% na rede pública, preferem a volta no modelo 100% presencial e boa parte dos professores, 46,2% do ensino público e 49% de instituições privadas, por outro lado, gostariam de trabalhar num modelo híbrido com aulas presenciais e remotas.

 

 

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Operação apura suposto pagamento superfaturado em provas do Enem

A Justiça Federal determinou o bloqueio de  R$ 130 milhões das empresas e pessoas físicas envolvidas. Os investigadores apuram o envolvimento de servidores do Inep na contratação com pagamentos superfaturados de uma empresa para a realização do Enem. 

Baixar arquivo
Geral

Formação de ciclone muda o tempo no Rio de Janeiro

A previsão é que o ciclone provoque chuvas até esta quinta-feira (9). Os ciclones também são chamados de sistemas de baixa pressão e sua formação não é incomum no oceano, na costa das regiões Sul e Sudeste.

Baixar arquivo
Justiça

Código Penal Brasileiro foi criado em 7 de dezembro de 1940

Desde então, a legislação penal já passou por algumas alterações, mas permanece como norma vigente no país desde 1º de janeiro de 1942.

Baixar arquivo
Cultura

Ceará institui programa e fundo setorial para o cinema e o audiovisual

O programa Ceará Filmes tem por finalidade promover o desenvolvimento da produção do audiovisual cearense, em conexão com a arte e a cultura digital, promovendo os processos de criação, formação, exibição, distribuição, preservação, pesquisa e intercâmbio. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inventário da fauna silvestre de São Paulo tem cerca de 1.300 espécies

A catalogação da fauna silvestre de São Paulo é um trabalho contínuo, que começou há mais de 30 anos, e o mapeamento das espécies ao longo do tempo é importante para o planejamento de ações de conservação.

Baixar arquivo
Cultura

Culinária mineira pode ser reconhecida como patrimônio cultural

Os trabalhos começam com um inventário, composto por um dossiê e por recomendações de ações de salvaguarda e proteção. Ele é o primeiro passo para o reconhecimento da cozinha mineira como patrimônio cultural imaterial.

Baixar arquivo