Língua Brasileira de Sinais ainda é pouco difundida no Brasil

Publicado em 24/09/2021 - 10:15 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Libras, Língua Brasileira de Sinais, reconhecida há 19 anos como meio legal de comunicação e expressão dos surdos, ainda é pouco difundida no país. Quem não convive diretamente com essa parcela da população dificilmente aprende Libras. 

E não se trata apenas de uma barreira linguística, como nos conta a professora do Instituto de Letras da Universidade de Brasília, Enilde Faulstich. Para ela, falta ainda um grande número de professores surdos e intérpretes que possam atuar nas escolas.

A educação bilíngue de surdos, que prevê Libras como primeira língua e o português como segunda, foi instituída por lei em agosto deste ano. A especialista lembra que a modalidade escrita da língua portuguesa dá aos surdos uma condição mais direta em termos de escolarização. 

Quanto à Língua de Sinais, que não é oral e ainda não é escrita, todo vocabulário especializado se dá com o uso das mãos, como explica a professora Enilde Faulstich.

A Libras pode ser ensinada como segunda língua para quem não é surdo.  Há mais de 20 anos  Instituto de Letras da Universidade de Brasília tem uma sequência de formação para surdos. Hoje, conta mestrado e doutorado, o que permite aos surdos atuarem como professores de graduação e pós-graduação.

Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo