Uma em cada cinco alunas adolescentes sofreu violência sexual

Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar do IBGE

Publicado em 20/09/2021 - 15:52 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A violência sexual é um problema frequente na vida de muitos adolescentes brasileiros, em especial as meninas. Isso foi o que revelou uma pesquisa do IBGE – o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Segundo o estudo, uma em cada cinco estudantes de 13 a 17 anos dizem já terem sido tocadas, beijadas ou expostas contra a vontade. Quase 9% afirmaram terem sido forçadas ao sexo. 

Os meninos também são vítimas: 9% afirmaram já terem sidos importunados sexualmente; e 3,6%, obrigados a fazer sexo.

Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, que entrevistou mais de 160 mil estudantes de 13 a 17 anos.

Pessoas próximas dos jovens, como namorados e familiares, são os principais autores das violências.

Segundo a psicóloga e pesquisadora da Fundação Abrinq, Bruna Latrofe, muitas vezes o agressor faz ameaças para manipular a vítima, que fica ansiosa e receosa, e acaba por não denunciar.  

Bruna Latrofe afirma que os pais, antes de tudo, precisam ter um canal de diálogo aberto sobre sexualidade com os filhos. E, caso identifiquem algum sinal de alerta, devem ter confiança neles e procurar ajuda especializada.

Entre os sinais que podem ajudar a identificar uma vítima de violência sexual, além de marcas físicas, estão mudança de comportamento repentina, ansiedade, agressividade, queda no desempenho escolar e retraimento social. Também a falta de vontade de voltar para casa, quando a violência acontece na residência.

Os professores têm um papel importante, observando o comportamento dos alunos e realizando atividades sobre educação sexual, explica a psicóloga Bruna Latrofe.

As denúncias podem ser feitas em delegacias e nos Conselhos Tutelares. Também o canal Disque 100, que recebe denúncias anônimas e funciona 24 horas todos os dias.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Cantata Solidária abre oficialmente os festejos natalinos em Recife

Cerca de 100 mil pessoas são esperadas para acompanhar a cantata natalina que terá a entrada gratuita. Aqueles que quiserem colaborar com a campanha Natal Sem Fome pode levar 1kg de alimento não perecível.

Baixar arquivo
Saúde

Dezembro Vermelho: os desafios da prevenção de ISTs e do HIV

De acordo com o Ministério de Saúde, apesar da queda de casos de HIV/aids, esse índice tem aumentado entre homens de 15 a 29 anos, chegando a 53% em 2021. O Ministério também aponta crescimento de casos de sífilis adquirida em homens, mulheres e gestantes.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Grupo Arco-Íris completa 30 anos de luta pelos direitos LGBTIQIA+

O Grupo Arco-Íris foi o pioneiro na organização da primeira Parada do Orgulho LGBTQIA+ no Brasil, em 1995, e também ajudou a formular o primeiro projeto de políticas públicas voltado para o combate à homofobia, em 2003.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra duas operações de combate ao comércio ilegal de ouro

Empresas envolvidas compravam  ouro irregular com ajuda de intermediários para, depois, nacionalizá-lo e enviar ao exterior. As pessoas investigadas também são suspeitas de adquirir ouro de países da África e aplicar o mesmo esquema de maquiagem.

 

Baixar arquivo
Educação

Ministério da Educação suspende novos credenciamentos para cursos EAD

A portaria abrange 17 áreas, como medicina, enfermagem e nutrição na saúde, direito e psicologia nas humanas e todas as licenciaturas. Instituições de ensino com Conceito abaixo de 4 não poderão seguir com seus pedidos de abertura de cursos de qualquer área.

Baixar arquivo
Saúde

Avisa avalia abertura de consulta pública sobre cigarros eletrônicas

A fabricação, comercialização e propagandas dos cigarros eletrônicos é proibida desde 2009.

Baixar arquivo