Uma em cada cinco alunas adolescentes sofreu violência sexual

Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar do IBGE

Publicado em 20/09/2021 - 15:52 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A violência sexual é um problema frequente na vida de muitos adolescentes brasileiros, em especial as meninas. Isso foi o que revelou uma pesquisa do IBGE – o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Segundo o estudo, uma em cada cinco estudantes de 13 a 17 anos dizem já terem sido tocadas, beijadas ou expostas contra a vontade. Quase 9% afirmaram terem sido forçadas ao sexo. 

Os meninos também são vítimas: 9% afirmaram já terem sidos importunados sexualmente; e 3,6%, obrigados a fazer sexo.

Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2019, que entrevistou mais de 160 mil estudantes de 13 a 17 anos.

Pessoas próximas dos jovens, como namorados e familiares, são os principais autores das violências.

Segundo a psicóloga e pesquisadora da Fundação Abrinq, Bruna Latrofe, muitas vezes o agressor faz ameaças para manipular a vítima, que fica ansiosa e receosa, e acaba por não denunciar.  

Bruna Latrofe afirma que os pais, antes de tudo, precisam ter um canal de diálogo aberto sobre sexualidade com os filhos. E, caso identifiquem algum sinal de alerta, devem ter confiança neles e procurar ajuda especializada.

Entre os sinais que podem ajudar a identificar uma vítima de violência sexual, além de marcas físicas, estão mudança de comportamento repentina, ansiedade, agressividade, queda no desempenho escolar e retraimento social. Também a falta de vontade de voltar para casa, quando a violência acontece na residência.

Os professores têm um papel importante, observando o comportamento dos alunos e realizando atividades sobre educação sexual, explica a psicóloga Bruna Latrofe.

As denúncias podem ser feitas em delegacias e nos Conselhos Tutelares. Também o canal Disque 100, que recebe denúncias anônimas e funciona 24 horas todos os dias.

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo