Estudo da CNI revela que 91% dos estudantes querem fazer faculdade

Publicado em 26/10/2021 - 09:09 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio nacional - Brasília

O novo ensino médio, aprovado em 2017, passa a valer em todo o Brasil ano que vem, começando pelos alunos da primeira série. A estratégia é que até 2024, os estudantes das três séries dessa modalidade estejam incluídos no novo sistema.

Entre as mudanças estão o aumento da carga horária anual de aulas, que passa de 800 (oitocentas) para 1000 (mil) horas por ano.

A CNI - Confederação Nacional da Indústria, realizou uma pesquisa para saber o que os alunos acham do novo ensino médio, se a modalidade pode melhorar a qualidade dos profissionais brasileiros e a importância da formação técnica e profissional na escola.

Foram ouvidos 2 mil estudantes do Ensino Médio rede pública e da Rede SESI de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.

O resultado mostrou que a maioria dos alunos avalia de forma positiva as mudanças e está preocupada com o mercado de trabalho depois da escola: 84% dos estudantes ouvidos preferem o modelo de estudo profissionalizante e 91% pretendem fazer uma faculdade.

Ainda segundo a pesquisa, 17% dos estudantes já pensaram em desistir da escola e o principal motivo foi a necessidade de trabalhar para ajudar a família.

Rafael Lucchesi, diretor Superintendente do SESI – Serviço Social da Indústria, considera as mudanças do novo ensino médio positivas para os alunos, mas destaca que existem desafios na implementação desse modelo no Brasil.

Além do conteúdo regular que se mantém - com aulas de matemática, português, artes, filosofia, sociologia e educação física - o novo ensino médio oferece itinerários informativos, que são conjuntos de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudos, que os alunos poderão escolher de acordo com o área que querem atuar.

*Com supervisão de Sheily Noleto. 

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo