Ensino especial: confira histórias inspiradoras neste Dia do Professor

Publicado em 15/10/2021 - 08:46 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília

A sala de aula era como o quintal de casa para Marcella Libório, que acompanhava a avó e a tia professoras no contraturno da escola, ainda na infância. Desse contato com a rotina de ensino-aprendizagem veio o desejo de também seguir na profissão. Formou-se em pedagogia, atuou da educação infantil ao ensino de jovens e adultos, mas foi como apoio pedagógico em turmas inclusivas que descobriu uma paixão ainda maior.

De família simples, Manoel Palhares, surdo de nascença, estudou sem auxílio de intérprete de Libras em escolas públicas de Brasília entre os anos 1970 e 1980. Mesmo com muitas barreiras na comunicação, formou-se em Matemática e começou um estágio como professor. Admirado por colegas de trabalho e incentivado a ir mais longe, foi o primeiro surdo aprovado em concurso público da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Com auxílio da intérprete Alyne Oliveira, o professor do Centro de Ensino Médio 1 de Sobradinho, no DF, conta que o seu desejo é ter o ensino de Libras no currículo da educação básica do país.

A pedagoga Dayane Francisca Santos, que não esperava seguir no magistério, hoje não se vê fazendo outra coisa. Inspirada pelo irmão que tem síndrome de Down, ela explica que sempre trabalhou com estudantes deficientes, a quem dedica muito afeto.

Thalyta Alves, aluna de Dayane no Centro de Ensino Especial de Santa Maria, no DF, não esconde o carinho que tem pela professora.

As histórias inspiradoras de Marcella, Manoel e Dayane são lembradas neste Dia do Professor. No Brasil, o número de alunos da educação especial ultrapassa 1,3 milhão, segundo dados do Censo 2020.

*Com produção de Salete Sobreira 

Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo