Escolas voltam a receber alunos em vários pontos do país

Publicado em 18/10/2021 - 22:00 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Na medida em que a vacinação contra a covid-19 avança em todo o país, muitas atividades vão retomando o ritmo de normalidade que havia antes da pandemia chegar. Nesta segunda-feira, alunos de várias partes do Brasil retornaram às aulas presenciais.

Em São Paulo, todas as escolas retornaram o ensino totalmente presencial, por determinação do governo estadual. Apenas estudantes com justificativa médica vão poder permanecer no ensino remoto. Mas, nem todos deverão voltar à escola ao mesmo tempo, porque o governo paulista determinou distanciamento mínimo de um metro entre os alunos em sala de aula. Por isso, o retorno será em regime de revezamento.

Já em Belo Horizonte, as escolas estão autorizadas a receber 100% dos estudantes de forma presencial, mas não é obrigatório. As famílias podem optar por manter o estudante no ensino a distância. O estado da Bahia também liberou as instituições para que retomem as aulas presenciais.

Para o médico Renato Kfouri, que é presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, a experiência em outros países mostrou que a abertura das escolas, neste momento, não impacta significativamente na transmissão do novo coronavírus.

Com o retorno de 100% dos alunos em algumas localidades, o médico Renato Kfouri ressalta a necessidade de que a comunidade escolar adote medidas sanitárias para proteger alunos, professores e funcionários.

O médico da Sociedade Brasileira de Pediatria também reforçou que alunos com comorbidades e imunossuprimidos devem ter a garantia do ensino remoto, para preservá-los do risco de infecção pela covid-19.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo
Economia

Dieese: cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º

O mês de novembro está chegando ao fim e, com ele, a expectativa do trabalhador com carteira assinada de receber a primeira parcela do 13º salário. Isso por que o prazo de pagamento das empresas se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África

Para conter a nova variante do coronavírus, o Brasil anunciou o fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo e Palmeiras decidem a Copa Libertadores da América

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Palmeiras para todo território brasileiro a partir das 17h. 

Baixar arquivo
Saúde

Boletim revela queda nos indicadores de transmissão da covid-19

O Observatório Covid-19 da Fiocruz indica também redução do número de casos registrados e de óbitos no país. Ainda assim, especialistas defendem medidas de prevenção, como a exigência de vacinação para entrada no Brasil, o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e a testagem de viajantes no país.

Baixar arquivo
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo