Nesta sexta-feira, dia do professor, o Ministério da Educação lançou um projeto para instalar laboratórios de tecnologias para docentes da educação básica. O programa Labcrie, que significa Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica, vai contar com R$ 17 milhões para instalar os laboratórios em todas as 27 unidades da federação.
Os recursos serão usados para financiar a infraestrutura do espaço, com mobílias e equipamentos, como computadores, projetores, impressoras e kits de eletrônica e robótica. O programa também prevê a formação de gestores locais e professores.
Segundo o MEC, o objetivo é oferecer um local em que os docentes possam experimentar equipamentos, plataformas digitais e metodologias que permitam desenvolver a inovação na prática pedagógica. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, destacou que a medida necessita da parceria dos estados. Os estados e o Distrito Federal devem oferecer o local para o laboratório e fazer a manutenção do espaço após a instalação.
A iniciativa é muito bem-vinda, na opinião da representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação, para o tema da tecnologia na sala de aula, Fátima Gavioli. Ela, que também é secretária de educação de Goiás, espera que o programa seja levado a todas as escolas.
De acordo com o Ministério da Educação, Mato Grosso do Sul e a Paraíba já aderiram ao programa Labcrie e a expectativa é que os laboratórios sejam instalados nesses estados até o final do ano.