Uma em cada 4 meninas falta às aulas por pobreza menstrual no Brasil

Distrito Federal fará campanha para arrecadação de absorventes íntimos

Publicado em 19/10/2021 - 17:25 Por Larissa Lousrhania* - Estagiária da Rádio Nacional - Brasília

Levar solidariedade e conhecimento para adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social é a proposta da campanha Dignidade Feminina, que começou essa semana no Distrito Federal.

A mobilização vai promover várias ações de conscientização, como palestras nas escolas sobre a pobreza menstrual, capacitação de educadores e conselheiros tutelares e também arrecadação de itens de higiene pessoal íntima, para jovens e mulheres participantes de programas sociais do DF, das unidades públicas de ensino e do sistema socioeducativo.

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, alerta que uma a cada quatro meninas no Brasil deixar de ir a escola durante o período menstrual. Segundo ela, a ideia é "levar absorventes pra essas jovens, mas a gente quer levar com informação". Segundo a secretaria, existem 50 mil crianças e adolescentes em período menstrual em vulnerabilidade social no Distrito Federal e muitas delas não tem a oportunidade de tratar desse tema dentro de casa.

O primeiro evento da campanha será realizado nesta quarta-feira (20), às 10h, no Centro de Ensino Fundamental 01, no Recanto das Emas. Além da palestra, será feita uma doação de dois mil absorventes para a unidade escolar.

Já a arrecadação dos produtos de higiene íntima feminina está sendo feita em parceria com a iniciativa privada, atacadistas de supermercado e redes de farmácias.

Unidades do Na Hora, do Procon e os setores de atendimento aos turistas também estão disponíveis para receber as doações.

*com supervisão de Sheily Noleto

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Prefeito de Nova Iorque exige vacinação obrigatória para setor privado

As campanhas de vacinação estão se reforçando em boa parte do mundo. O Chile começou a vacinar as crianças entre 3 e 5 anos contra a Covid nessa segunda-feira. O país também avança na vacinação da terceira dose, a chamada dose de reforço para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 90% da população, em 9 estados, estão vacinados contra a Covid

Nove estados brasileiros ultrapassaram a marca de 90% da população-alvo vacinada com a primeira dose da vacina. São eles: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Segurança

Casos de feminicídios caem em São Paulo

No entanto, outras formas de violência contra a mulher aumentaram no período. É o caso da lesão corporal dolosa contra mulheres, ou seja, casos de agressão que não têm como resultado a morte das vítimas, aumentaram  9,3 % no estado e 35,9%  na capital paulista.

Baixar arquivo
Educação

No Pará, Alepa aprova ensino obrigatório de espanhol na rede pública

O projeto aprovado em dois turnos na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) torna obrigatório a ministração da disciplina de língua espanhola aos alunos da rede paraense de ensino.

Baixar arquivo
Economia

Produção de veículos em novembro cresce 15% em relação a outubro

No mês de novembro, foram produzidos 206 mil veículos - uma alta de 15% em relação ao mês anterior - mas número representa uma queda de 13,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Baixar arquivo
Economia

Empregador que não paga 13º salário a trabalhador pode ser punido

O 13º salário é um direito do trabalhador garantido por lei na Constituição Federal. A primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Baixar arquivo