Enem: candidatos devem responder primeiro questões fáceis e médias

Publicado em 26/11/2021 - 12:45 Por Monyke Castilho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Cerca de 2,3 milhões de estudantes são esperados neste domingo (28) para a última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os participantes terão cinco horas para responder 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Terminada a prova, é hora de pensar no que acertou ou errou. Mas… você sabe como as provas são corrigidas? Então, o professor Gabriel Carvalho explica que usando um sistema chamado “teoria de resposta ao item”, o TRI. E dá uma dica boa: comece sempre pelas questões mais fáceis.

Nesse sistema de correção, para que a pontuação do aluno seja maximizada, ele precisa ter regularidade. Então, é mais importante no Enem acertar as questões fáceis e médias do que as difíceis. Isso deve ser levado em consideração na estratégia de prova. Comece a fazer a sua prova pelas questões fáceis e medias, em detrimento das questões difíceis.

É para não perder nenhum ponto que Beatriz Serra, de 19 anos, se dedica à resolução de questões. Com o caderno lotado de exercícios, ela compartilha o método que usará para garantir o sucesso no próximo domingo.

Você precisa treinar, você precisa fazer exercício, você precisa fazer prova antiga para pegar a cara da prova, pra se habituar com as questões, com as pegadinhas...

 Outra dica dos especialistas para esse momento final é focar a revisão nos assuntos que domina e deixar de lado conteúdos novos ou muito complexos. Além de dedicar um tempo para ler os resumos que fez durante o ano. O objetivo, como lembra o professor Gabriel Carvalho, é evitar ansiedade nesta reta final.

Eu acredito que é o momento do aluno tirar o pé do acelerador e cada vez mais ir substituindo as horas de estudo dele por horas de lazer. Então, comece a assistir aquela série que você gosta, veja um bom filme, porque isso tudo vai diminuir a ansiedade da reta final. Mas ainda, se algum momento a ansiedade apertar - o que pode acontecer -, não se isole. Compartilhe esse sentimento com seus pais, com seus amigos, porque colocar para fora é muito importante para conseguir manter esse sentimento sob controle.

 Os portões dos locais de provas do Enem vão abrir às 12h e fechar às 13h, conforme horário de Brasília. Segundo o Inep, instituto responsável pelo exame, a previsão é que os gabaritos sejam divulgados até o dia 1º de dezembro.

Edição: Priscilla Mazenotti / Nathália Mendes

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo