Nesta quarta-feira (03), as aulas nas escolas estaduais voltaram ao sistema 100% presencial e sem rodízio de estudantes. Isso porque a partir de agora já não há mais a obrigatoriedade da distancia de 1 metro entre as carteiras nas salas. Mas o uso de máscara e a higienização com álcool permanecem.
O movimento Famílias pela Vida e o sindicato dos professores do estado de São Paulo, a Apeoesp, são contra essa volta obrigatória. De acordo com o Movimento, a pandemia não está controlada e eles reivindicam junto à Secretaria de Educação que não seja exigido o retorno 100% presencial e que as famílias possam optar pelo sistema híbrido ou remoto.
Já a Apeoesp tem afirmado que o governo do estado não disponibiliza funcionários suficientes para efetuar a higienização das escolas. Ana Paula Lima, professora e conselheira da Apeoesp em Osasco, deu o exemplo da escola onde trabalha.
Por outro lado, organizações como o Todos Pela Educação reconhecem que o sistema de aulas remoto ou híbrido reforçou desigualdades nessa pandemia e tem deixado estudantes desmotivados e aumentado a evasão escolar. Eles defendem que nesse retorno às aulas deve haver uma busca ativa de estudantes para trazer de volta os alunos às escolas e reverter a evasão.
Cabe lembrar que a secretaria estadual de educação determinou que só poderão permanecer em ensino remoto aqueles estudantes que apresentarem atestados médicos comprovando situação de risco.
Procurada, a Secretaria Estadual de Educação não respondeu os questionamentos sobre falta de funcionários de limpeza até o fechamento da reportagem.
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 13/04/2024 – População participa do dia D de vacinação contra a gripe, na Praça Afonso Pena, na Tijuca, zona norte da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil 2º Procissão do Zé Pelintra saindo do santuário nos Arcos da Lapa e finalizando na Cinelândia, no centro da cidade, com um ato contra a intolerância religiosa.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Clara Fafá/Vitória FC/Direitos Reservados Vitória-ES vence Ceilândia-DF por 1 a 0 no jogo de ida da Segunda Fase - mata-mata - em 29/07/2023](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Joédson Alves/Agência Brasil Maceió (AL) 18/12/2023 – Centro integrado de monitoramento e alerta da Defesa Civil, agentes de plantão atendem os chamados da população e monitoram o tempo em toda a capital, para enviar alertas, quando necessário.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Dinheiro, Real Moeda brasileira](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Melina Mara/Proibida reprodução Washington , DC - January 20: Newly sworn-in President Donald Trump takes part in a signing ceremony in the President’s Room following the 60th inaugural ceremony on January 20, 2025, at the US Capitol in Washington, DC. Trump became the 47th president of the United States in a rare indoor inauguration ceremony. Also in attendance are: Senate Majority Leader Sen. John Thune (R-S.D.), Senate Minority Leader Sen. Chuck Schumer (D-N.Y.), Sen. Deb Fischer (R-Nebraska), Sen. Amy Klobuchar (D-Minn.), newly sworn-in Vice President JD Vance, Melania Trump, House Speaker Mike Johnson (R-La.), House Majority Leader Steve Scalise (R-La.) and House Minority Leader Hakeem Jeffries (D-N.Y.). Reuters/Melina Mara/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)