Sindicato e movimento criticam volta 100% presencial das aulas em SP

Publicado em 03/11/2021 - 15:36 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Nesta quarta-feira (03), as aulas nas escolas estaduais voltaram ao sistema 100% presencial e sem rodízio de estudantes. Isso porque a partir de agora já não há mais a obrigatoriedade da distancia de 1 metro entre as carteiras nas salas. Mas o uso de máscara e a higienização com álcool permanecem.  

O movimento Famílias pela Vida e o sindicato dos professores do estado de São Paulo, a Apeoesp, são contra essa volta obrigatória. De acordo com o Movimento, a pandemia não está controlada e eles reivindicam junto à Secretaria de Educação que não seja exigido o retorno 100% presencial e que as famílias possam optar pelo sistema híbrido ou remoto.

Já a Apeoesp tem afirmado que o governo do estado não disponibiliza funcionários suficientes para efetuar a higienização das escolas. Ana Paula Lima, professora e conselheira da Apeoesp em Osasco, deu o exemplo da escola onde trabalha.

Por outro lado, organizações como o Todos Pela Educação reconhecem que o sistema de aulas remoto ou híbrido reforçou desigualdades nessa pandemia e tem deixado estudantes desmotivados e aumentado a evasão escolar. Eles defendem que nesse retorno às aulas deve haver uma busca ativa de estudantes para trazer de volta os alunos às escolas e reverter a evasão. 

Cabe lembrar que a secretaria estadual de educação determinou que só poderão permanecer em ensino remoto aqueles estudantes que apresentarem atestados médicos comprovando situação de risco.

Procurada, a Secretaria Estadual de Educação não respondeu os questionamentos sobre falta de funcionários de limpeza até o fechamento da reportagem.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Um bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias, aponta ONU

Segundo o coordenador da Ação da Cidadania, Kiko Afonso, as estimativas mostram que mais de 80% do desperdício de alimentos no Brasil vem da cadeia produtiva do alimento até o supermercado. Além disso, o que se desperdiça, daria para alimentar oito vezes a população brasileira durante um ano.

Baixar arquivo
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo