UnB aprova resolução sobre oferta de disciplinas presenciais

Publicado em 15/11/2021 - 10:00 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Universidade de Brasília, UnB, aprovou resolução sobre a oferta de disciplinas presenciais para o próximo semestre letivo, com início previsto para 17 de janeiro de 2022.

Nessa nova etapa do plano de retomada das atividades presenciais, disciplinas para estudantes formandos e disciplinas práticas que não puderam ser adaptadas para a forma remota terão prioridade na modalidade presencial.

A medida beneficia João Vítor Ibiapina, estudante do último ano de graduação de medicina veterinária da UnB. O universitário conta que cursou apenas a parte teórica de disciplinas práticas, que foram desmembradas, e agora precisa fechar os créditos para avançar para o estágio e o trabalho de conclusão de curso.

Já Ana Luíza Aguiar, estudante de letras português, começou estágio de forma remota há pouco mais de um ano por meio do programa de residência pedagógica. A futura professora teve que se adaptar à prática do ensino remoto em virtude da pandemia. Agora, quer sentir de perto a dinâmica da sala de aula, embora ainda sinta insegurança relacionada à disseminação da covid-19.

Na UFRJ, desde o início deste mês, todas as atividades práticas e trabalhos de campo retornaram para o presencial. A previsão de retorno para as demais aulas é em abril do ano que vem.

A Universidade de São Paulo liberou o retorno presencial para alunos com ciclo vacinal completo desde o início de outubro. Ainda assim, as unidades têm autonomia para decidir pela volta.

Aulas serão 100% presenciais, em janeiro, na Universidade Federal do Amazonas; e em março, na federal do Mato Grosso do Sul.

A Universidade Federal de Pernambuco informou que ainda está discutindo a retomada progressiva das aulas totalmente presenciais. O retorno gradual também acontece na UFMG. Os mais de 3 mil estudantes que iniciaram os cursos neste semestre na instituição estão tendo aulas virtuais.

*Com produção de Lucineia Siqueira.

Edição: Jacson Segundo/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

MDHC apura bullying contra aluna autista em escola no interior de SP

A estudante foi espancada e deixada seminua no ginásio da escola, que fica no interior paulista. A mãe da vítima afirma que essa não foi a primeira discriminação capacitista sofrida na escola.  

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo