logo Radioagência Nacional
Educação

UnB aprova resolução sobre oferta de disciplinas presenciais

Baixar
Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional
15/11/2021 - 10:00
Brasília

A Universidade de Brasília, UnB, aprovou resolução sobre a oferta de disciplinas presenciais para o próximo semestre letivo, com início previsto para 17 de janeiro de 2022.

Nessa nova etapa do plano de retomada das atividades presenciais, disciplinas para estudantes formandos e disciplinas práticas que não puderam ser adaptadas para a forma remota terão prioridade na modalidade presencial.

A medida beneficia João Vítor Ibiapina, estudante do último ano de graduação de medicina veterinária da UnB. O universitário conta que cursou apenas a parte teórica de disciplinas práticas, que foram desmembradas, e agora precisa fechar os créditos para avançar para o estágio e o trabalho de conclusão de curso.

Já Ana Luíza Aguiar, estudante de letras português, começou estágio de forma remota há pouco mais de um ano por meio do programa de residência pedagógica. A futura professora teve que se adaptar à prática do ensino remoto em virtude da pandemia. Agora, quer sentir de perto a dinâmica da sala de aula, embora ainda sinta insegurança relacionada à disseminação da covid-19.

Na UFRJ, desde o início deste mês, todas as atividades práticas e trabalhos de campo retornaram para o presencial. A previsão de retorno para as demais aulas é em abril do ano que vem.

A Universidade de São Paulo liberou o retorno presencial para alunos com ciclo vacinal completo desde o início de outubro. Ainda assim, as unidades têm autonomia para decidir pela volta.

Aulas serão 100% presenciais, em janeiro, na Universidade Federal do Amazonas; e em março, na federal do Mato Grosso do Sul.

A Universidade Federal de Pernambuco informou que ainda está discutindo a retomada progressiva das aulas totalmente presenciais. O retorno gradual também acontece na UFMG. Os mais de 3 mil estudantes que iniciaram os cursos neste semestre na instituição estão tendo aulas virtuais.

*Com produção de Lucineia Siqueira.

x