UnB aprova resolução sobre oferta de disciplinas presenciais

Publicado em 15/11/2021 - 10:00 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Universidade de Brasília, UnB, aprovou resolução sobre a oferta de disciplinas presenciais para o próximo semestre letivo, com início previsto para 17 de janeiro de 2022.

Nessa nova etapa do plano de retomada das atividades presenciais, disciplinas para estudantes formandos e disciplinas práticas que não puderam ser adaptadas para a forma remota terão prioridade na modalidade presencial.

A medida beneficia João Vítor Ibiapina, estudante do último ano de graduação de medicina veterinária da UnB. O universitário conta que cursou apenas a parte teórica de disciplinas práticas, que foram desmembradas, e agora precisa fechar os créditos para avançar para o estágio e o trabalho de conclusão de curso.

Já Ana Luíza Aguiar, estudante de letras português, começou estágio de forma remota há pouco mais de um ano por meio do programa de residência pedagógica. A futura professora teve que se adaptar à prática do ensino remoto em virtude da pandemia. Agora, quer sentir de perto a dinâmica da sala de aula, embora ainda sinta insegurança relacionada à disseminação da covid-19.

Na UFRJ, desde o início deste mês, todas as atividades práticas e trabalhos de campo retornaram para o presencial. A previsão de retorno para as demais aulas é em abril do ano que vem.

A Universidade de São Paulo liberou o retorno presencial para alunos com ciclo vacinal completo desde o início de outubro. Ainda assim, as unidades têm autonomia para decidir pela volta.

Aulas serão 100% presenciais, em janeiro, na Universidade Federal do Amazonas; e em março, na federal do Mato Grosso do Sul.

A Universidade Federal de Pernambuco informou que ainda está discutindo a retomada progressiva das aulas totalmente presenciais. O retorno gradual também acontece na UFMG. Os mais de 3 mil estudantes que iniciaram os cursos neste semestre na instituição estão tendo aulas virtuais.

*Com produção de Lucineia Siqueira.

Edição: Jacson Segundo/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

São Paulo: adolescente de 15 anos morre em assalto em ponto de ônibus

Um menino de 15 anos morreu no fim da noite dessa quinta-feira baleado em um ponto de ônibus no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. A polícia investiga o caso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

São Paulo: justiça garante bolsa-aluguel para quem vivia em abrigo

A justiça de São Paulo decidiu que prefeituras vão ter que pagar bolsa-aluguel para jovens que vivem em abrigos e completam 18 anos antes de terem sido adotados ou voltarem para a família de origem.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição sobre Clarice Lispector chega ao Rio de Janeiro

A exposição fica em cartaz até outubro, no belo casarão do Instituto Moreira Sales, que fica na Gávea, na Zona Sul do Rio. A entrada é de graça.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Queimadas podem impactar as chuvas e o ecossistema no Pantanal

Materiais lançados no ar por queimadas podem impactar as temperaturas e as chuvas no Pantanal. Isso por que essas partículas minúsculas, chamadas de aerossóis, criam uma barreira para que os raios solares atinjam a terra.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 24 milhões já entregaram a declaração do imposto de renda

O número atualizado pela Receita Federal nesta sexta-feira, a 12 dias do encerramento, representa cerca de 71% do total das declarações esperadas.

Baixar arquivo
Cultura

Podcast Entrevista é Nacional: a mistura de Beatles com baião

A banda Beatles Cordel mistura música, poesia e teatro para homenagear John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Confira no Entrevista é Nacional desta sexta-feira. 

Baixar arquivo