Especialista orienta sobre matrículas e compra de materiais escolares

Publicado em 24/01/2022 - 12:15 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Nesta época do ano, pais, mães e responsáveis por crianças e adolescentes devem se organizar para garantir a matrícula dos filhos nas escolas. Muitas vezes, surgem dúvidas relacionadas a questões como o pagamento das mensalidades e a compra de materiais escolares.

Segundo Diógenes Carvalho, coordenador-geral de consultoria técnica e sanções administrativas da Secretaria Nacional do Consumidor, a primeira recomendação é que as famílias fiquem atentas às taxas de pré-matrícula cobradas pelas instituições. Essa taxa não pode ser cobrada à parte, mas deve estar diluída nas parcelas correspondentes ao valor total da matrícula.

Além disso, o especialista explica que a escola deve fornecer, 45 dias antes da data final da matrícula, todas as informações referentes ao contrato, ao valor das parcelas, e ao número de vagas disponíveis. O reajuste da mensalidade só pode ser realizado após o período de um ano.

Por causa da pandemia de covid-19 e da necessidade de se realizar aulas remotas, muitas famílias questionam se o valor da mensalidade não deveria ser reduzido. Para Diógenes Carvalho, é justo que o preço permaneça o mesmo — porque diferentemente de aulas on-line e do ensino a distância, as aulas remotas mantêm características semelhantes às aulas presenciais.

O representante da Secretaria Nacional do Consumidor, que também é doutor em economia comportamental, aproveitou para dar dicas de economia para as famílias na hora de comprar os materiais escolares.

Diógenes Carvalho também ressaltou que a cobrança de valores diferentes para aulas em turnos distintos não é uma prática abusiva das escolas. O especialista explicou que as instituições têm liberdade de mercado para estipular valores diferentes nesses casos.

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo