Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Alunos serão avaliados nas áreas de ciências da natureza e matemática

Publicado em 16/01/2022 - 14:07 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Quem for fazer o exame, deve ficar atento às regras de segurança para evitar a transmissão da covid-19: o uso de máscara é obrigatório durante todo o tempo de prova; o participante pode levar um frasco de álcool líquido ou em gel e uma garrafa de água para consumo. Caso esteja com sintomas, equivalentes aos de covid-19, a orientação é para que o inscrito não compareça ao local de prova. 

A reaplicação do Enem é para aquele estudante que, por algum motivo justificado, não conseguiu fazer a prova em novembro, também para as pessoas privadas de liberdade. Outro grupo que faz o exame hoje é aquele a que pertencem os candidatos inscritos no Enem 2020 e tiveram a isenção da inscrição, mas não compareceram à aplicação daquele ano, em meio à pandemia, e conseguiram, na justiça, se inscrever sem pagar a taxa. 

No último domingo (9), primeiro dia da reaplicação, apenas 33% dos inscritos compareceram para fazer a prova. 

O gabarito oficial das provas objetivas será divulgado na quarta-feira, dia 19, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep. Já os resultados individuais serão divulgados em 11 de fevereiro. 

O Enem seleciona estudantes para vagas no ensino superior público, pelo Sisu; para vagas em instituições privadas, pelo ProUni; e serve de parâmetro para o Fies. Os resultados também servem para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep. 

Edição: Ana Lucia Caldas / Pollyane Marques

Últimas notícias
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo