Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Alunos serão avaliados nas áreas de ciências da natureza e matemática

Publicado em 16/01/2022 - 14:07 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Quem for fazer o exame, deve ficar atento às regras de segurança para evitar a transmissão da covid-19: o uso de máscara é obrigatório durante todo o tempo de prova; o participante pode levar um frasco de álcool líquido ou em gel e uma garrafa de água para consumo. Caso esteja com sintomas, equivalentes aos de covid-19, a orientação é para que o inscrito não compareça ao local de prova. 

A reaplicação do Enem é para aquele estudante que, por algum motivo justificado, não conseguiu fazer a prova em novembro, também para as pessoas privadas de liberdade. Outro grupo que faz o exame hoje é aquele a que pertencem os candidatos inscritos no Enem 2020 e tiveram a isenção da inscrição, mas não compareceram à aplicação daquele ano, em meio à pandemia, e conseguiram, na justiça, se inscrever sem pagar a taxa. 

No último domingo (9), primeiro dia da reaplicação, apenas 33% dos inscritos compareceram para fazer a prova. 

O gabarito oficial das provas objetivas será divulgado na quarta-feira, dia 19, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep. Já os resultados individuais serão divulgados em 11 de fevereiro. 

O Enem seleciona estudantes para vagas no ensino superior público, pelo Sisu; para vagas em instituições privadas, pelo ProUni; e serve de parâmetro para o Fies. Os resultados também servem para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep. 

Edição: Ana Lucia Caldas / Pollyane Marques

Últimas notícias
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo