Violência velada é menor em escolas de ensino médio de tempo integral

Publicado em 13/01/2022 - 13:13 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Os casos de ameaças, uso de drogas e porte de armas em escolas chegam a ser 11% menores nas unidades com tempo integral de ensino médio se comparado com as escolas com horário regular, de meio período.

Este é um dos achados de um estudo do Instituto Sonho Grande. Por outro lado, os casos de violência explícita, que envolvem agressão física, roubos e atentados à vida, são praticamente os mesmos nos dois tipos de ensino.

A analista de Estudos e Avaliação do Instituto, Larissa Stolar, pondera que, se por um lado a violência explícita não foi reduzida, por outro, houve uma queda importante na chamada violência velada.

O levantamento revelou ainda que a redução nos índices de violência só foi observada nas escolas que ampliaram a carga horária junto com uma estratégia pedagógica própria, não sendo observada diferença nas unidades que ampliaram a carga horária por meio de atividades complementares no contraturno.

Para a pesquisadora Larissa Stolar, isso mostra que aumentar a carga horária, por si só, não mostrou resultados.   

Uma das hipóteses da pesquisa é que, a partir do momento em que o jovem percebe que o ensino de qualidade pode ajudá-lo a garantir um futuro retorno salarial, por meio de uma maior qualificação profissional, ele tende a não se envolver com atividades violentas.

A pesquisa usou dados coletados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, o SAEB, que reuniu informações de gestores e professores sobre a violência nas escolas. Foram analisadas respostas sobre quase 13 mil escolas estaduais de Ensino Médio em 15 unidades da federação.

Em todo o país, segundo dados de 2020, 12% das matrículas no Ensino Médio foram em escolas com ensino em tempo integral.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo