Volta às aulas contrasta com evasão escolar de 342 mil alunos

Abandono é quando mesmo matriculado, estudante não frequenta as aulas

Publicado em 07/02/2022 - 19:53 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As aulas presenciais em escolas públicas começaram nesta segunda-feira (7) em boa parte do país. Além de recuperar o tempo perdido com a pandemia, os gestores da educação precisam ainda encontrar os estudantes que abandonaram a escola no período.

Desde o início da crise sanitária, o projeto Busca Ativa Escolar identificou e rematriculou 80 mil crianças e adolescentes que estavam fora da sala de aula. A ação é uma parceria do Unicef, o Fundo das Nações Unidas para Infância, com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, a Undime.

Estima-se que mais de 342 mil estudantes tenham abandonado as escolas no Brasil, principalmente no ensino médio, como destacou o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia.

Um dos estados que retomaram as aulas nesta segunda-feira (7) foi o Mato Grosso, onde existe a busca ativa por mais de 31 mil alunos. A secretária adjunta da Secretaria de Educação do estado, Alcimaria da Costa, ressaltou que, apesar de estarem matriculados em 2021, esses jovens não participaram das atividades no ano passado.  

Para a oficial de educação do Unicef no Brasil, Júlia Ribeiro, essas primeiras semanas são fundamentais para se identificar os alunos que ainda estão fora da escola.

O Unicef alerta ainda para a necessidade de reforçar a aprendizagem neste momento, pois o fechamento das escolas na pandemia teria prejudicado o ensino.

Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, com pesquisadores da Universidade de Zurich, da Suíça, mostrou que os estudantes de São Paulo aprenderam, nas aulas online, apenas cerca de um terço do que teriam aprendido em aulas presenciais.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Choro é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Representado por músicas como Carinhoso, de Pixinguinha, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo, entre tantas outras, o choro é um gênero genuinamente brasileiro. E, para o músico Marcio Marinho, talvez seja o gênero que "dê mais fisionomia" ao nosso povo

Baixar arquivo
Educação

MEC divulga lista dos pré-selecionados na segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou neste sábado (2) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. A lista está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Baixar arquivo
Economia

Zona Franca de Manaus terá R$1,2 bilhão em investimentos

A Zona Franca de Manaus vai receber mais de R$1 bilhão em investimentos. Esse montante é referente a 33 projetos que foram aprovados na última reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), liderada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.

Baixar arquivo
Economia

Mutirão do Desenrola Brasil reunirá mais de 700 empresas

Mais de 700 empresas participarão do mutirão de negociação de dívidas do programa Desenrola Brasil, que começa nesta segunda-feira (4). A iniciativa vai permitir que muita gente tenha mais facilidade para pagar seus débitos com bancos, financeiras, lojas varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de água e energia, e outros empreendimentos.

Baixar arquivo
Internacional

Estudo sugere que Brasil diversifique parcerias no setor de defesa

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sugere que o Brasil reduza o peso dos Estados Unidos no setor de defesa e aumente parcerias com outras potências.

Baixar arquivo
Saúde

Dia D mobiliza o país contra focos do mosquito transmissor da dengue

Hoje (2) é o Dia D de mobilização contra a dengue em todo o país. O mutirão nacional, realizado pelo Ministério da Saúde, reúne as três esferas de governo, e chama toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor da doença.

Baixar arquivo