A matemática continua sendo a maior dificuldade dos estudantes do ensino médio das redes pública e privada de ensino. É que os alunos acertarem apenas 27% das questões dessa disciplina em pesquisa que avalia a educação no país e que alimenta os dados do Censo Escolar.
Mais de três milhões de alunos foram submetidos à avaliação. O teste foi aplicado pela primeira vez no ano passado e os resultados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação.
Com relação à língua portuguesa, os alunos acertaram 57% das questões.
O Censo mostra ainda que, no ensino médio, tanto em escolas privadas quanto em públicas, houve queda no número de alunos aprovados, em relação a 2020. A rede estadual, que abrange a maioria das matrículas do ensino médio, teve uma queda de quase 5% na taxa de aprovação e aumento na taxa de reprovação e abandono.
A taxa de abandono do ensino médio alcançou 5% em 2021, influenciada pelo forte aumento dos números da rede estadual. A única rede que não apresentou elevação na taxa de abandono foi a privada.
Nos anos iniciais a taxa de aprovação caiu 1,6% em comparação a 2020. Essa é a primeira queda dos últimos cinco anos. Na rede pública houve aumento na reprovação dos estudantes, cenário diferente das escolas particulares, onde subiu a taxa de aprovação.
Nos anos finais, do sexto ao nono ano, as taxas de aprovação caíram na rede pública e ficaram estáveis na particular.
Os dados do Censo escolar são usados pelo governo federal como base para traçar estratégias na área de educação além de nortear o repasse dos recursos.





