Matemática é a disciplina mais difícil para alunos do ensino médio

Publicado em 20/05/2022 - 12:26 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A matemática continua sendo a maior dificuldade dos estudantes do ensino médio das redes pública e privada de ensino. É que os alunos acertarem apenas 27% das questões dessa disciplina em pesquisa que avalia a educação no país e que alimenta os dados do Censo Escolar. 

Mais de três milhões de alunos foram submetidos à avaliação. O teste foi aplicado pela primeira vez no ano passado e os resultados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação. 

Com relação à língua portuguesa, os alunos acertaram 57% das questões. 

O Censo mostra ainda que, no ensino médio, tanto em escolas privadas quanto em públicas, houve queda no número de alunos aprovados, em relação a 2020. A rede estadual, que abrange a maioria das matrículas do ensino médio, teve uma queda de quase 5% na taxa de aprovação e aumento na taxa de reprovação e abandono.

A taxa de abandono do ensino médio alcançou 5% em 2021, influenciada pelo forte aumento dos números da rede estadual. A única rede que não apresentou elevação na taxa de abandono foi a privada.

Nos anos iniciais a taxa de aprovação caiu 1,6% em comparação a 2020. Essa é a primeira queda dos últimos cinco anos. Na rede pública houve aumento na reprovação dos estudantes, cenário diferente das escolas particulares, onde subiu a taxa de aprovação. 

Nos anos finais, do sexto ao nono ano, as taxas de aprovação caíram na rede pública e ficaram estáveis na particular. 

Os dados do Censo escolar são usados pelo governo federal como base para traçar estratégias na área de educação além de nortear o repasse dos recursos.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Saúde

Novos casos de Varíola dos Macacos foram confirmados no Rio de Janeiro

Com isso subiu para treze o número de notificações oficiais, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Internacional

Terremoto de magnitude 6,0 deixa pelo menos cinco mortos no Irã

O Irã está localizado à beira de várias placas tectônicas e é atravessado por falhas. O que faz o país ter uma alta atividade sísmica.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas de calouros

O primeiro programa de calouros do rádio brasileiro, A Hora dos Calouros, foi criado na Rádio Cruzeiro do Sul, em São Paulo. Os concursos faziam as audiências aumentarem consideravelmente e, junto com elas, as verbas publicitárias.

Baixar arquivo
Saúde

Biomédicos estão autorizados a prescrever suplementos alimentares

Três categorias de biomédicos estão autorizados a prescrever suplementos alimentares: os profissionais habilitados em Acupuntura, Biomedicina Estética ou em Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico. Antes, apenas médicos, nutricionistas e farmacêuticos tinham liberação para indicar esses produtos.

Baixar arquivo