Levar a cultura oceânica para perto da população e mostrar sua importância para o dia a dia das cidades. Estas são as metas da segunda edição da Olimpíada Brasileira do Oceano, que já está com as inscrições abertas.
A iniciativa trabalha em conjunto com o ensino formal nas escolas para estudantes de diferentes idades. Mas toda população que tiver interesse pode participar.
O estudante Gabriel Henrique, de Ribeirão Preto, em São Paulo, participou da primeira edição da Olimpíada no ano passado e conta como foi.
“Achei que as provas tiveram um nível bem interessante e ainda pude aprender mais sobre o oceano e como outros componentes curriculares, além do de ciências, podem se relacionar a esse tema e contribuir para a formação de uma cultura oceânica maior para quem participam desta olimpíada.”
Depois de se inscrever, o candidato deve escolher uma das seguintes modalidades: prova de conhecimentos, produções artísticas, culturais e/ou tecnológicas e projetos socioambientais. Cada uma delas trabalha o oceano de uma maneira diferente. Em comum, abordam temas estabelecidos em 2017 pela ONU, a Organização das Nações Unidas, quando instituiu a Década da Ciência Oceânica. É o que explica William Conti, coordenador da Olimpíada Brasileira do Oceano.
"Instigar a compreensão do papel do oceano na nossa vida e da influência das nossas ações no oceano, além disso, essa iniciativa fica alinhada aquilo que se conhece como década da ciência oceânica para o desenvolvimento sustentável, que é da ONU, aquele período que compreende os anos de 2021 até o ano de 2030. Não deixa de ser uma ação para atingir essas metas dos objetivos do desenvolvimento sustentável dessa agenda 20/30 da ONU.”
Entre as metas para a Década da Ciência Oceânica estão a mudança da relação da humanidade com o oceano e entender e vencer a poluição marinha.
O CNPQ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, vai oferecer 45 bolsas de iniciação científica para os estudantes que se destacarem na prova de conhecimentos da Olimpíada Brasileira do Oceano.
A competição é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e pela Unifesp, Universidade Federal de São Paulo.
As inscrições seguem abertas até o dia 9 de setembro pelo site olimpiada.maredeciencia.eco.br.
![Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reservados Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em Campinas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 18/12/2024 O Congresso Nacional realiza sessão semipresencial para votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. (Senadores e Deputados da oposição e do governo negociam antes da votação da LDO). Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Ivan Alvarado/File Photo/Direitos reservados FILE PHOTO: A passenger plane arrives at the Arturo Merino Benitez International Airport in Santiago](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Kenny Holston/Pool via REUTERS/Proibida reprodução U.S. President Donald Trump speaks after being sworn in during the inauguration of Donald Trump as the 47th president of the United States takes place inside the Capitol Rotunda of the U.S. Capitol building in Washington, D.C., Monday, January 20, 2025. It is the 60th U.S. presidential inauguration and the second non-consecutive inauguration of Trump as U.S. president. Kenny Holston/Pool via REUTERS/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ailton Fernandes/Casa Civil Brasília (DF), 20/01/2025 - Ministro da Casa Civil, Rui Costa, fala com jornalistas após reunião Ministerial, na Residência oficial da Granja do Torto. Foto: Ailton Fernandes/Casa Civil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Missa em homenagem a São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, celebrada pelo cardeal arcebispo, Dom Orani Tempesta, na Basílica de São Sebastião.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)