Pesquisas mostram que apesar dos desafios na Educação Pública nesse período de pandemia da Covid, 8 em cada 10 professores querem continuar dando aulas e que a educação ocupa um lugar central em suas vidas.
Os dados fazem parte dos Estudos do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP em conjunto com Instituto Lungo divulgada em julho.
No estudo, os professores disseram que a escola atual precisa ter uma infra-estrutura melhor e ser mais conectada à realidade dos alunos, conforme explicou a diretora de educação do Instituto Lungo, Alcielle dos Santos
Nesse sentido, 66% dos professores que apontaram algum desejo de mudança falaram que o currículo escolar deveria incluir questões de cidadania, outros 23% falaram que o currículo também deveria ser voltado às demandas da comunidade e das famílias.
Alcielle dos Santos lembrou que ouvir os professores é essencial para a construção de políticas públicas que melhorem a educação pública no país.
As pesquisas foram realizadas por meio de questionários abertos em 2021 e perguntaram sobre os desejos e projetos de vida dos professores. Mais de 3 mil e 500 docentes de todas as regiões do país participaram das pesquisas. Elas levaram em conta a distribuição proporcional geográfica do censo escolar de 2018.