Diretora de creche privada no RJ é presa por desvio de recurso público

Publicado em 04/08/2022 - 12:26 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal prendeu uma diretora e o companheiro acusados de desviar recursos federais de educação. Os dois foram alvo de uma operação realizada na quinta-feira da semana passada, mas não foram encontrados no endereço de moradia. As buscas continuaram e o casal finalmente foi localizado nessa quarta-feira. Eles estavam em um endereço na Rocinha, comunidade da Zona Sul do Rio de Janeiro. Agora, serão indiciados pelos crimes de peculato e estelionato e as penas somadas podem chegar a 18 anos de reclusão. 

De acordo com as investigações, a mulher que é responsável por uma creche particular conveniada à Prefeitura do Rio, e  movimentou de forma suspeita mais de R$ 6,2 milhões entre 2018 e 2021. Isso acendeu o alerta do Coaf, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, que repassou as informações à Polícia Federal.

As apurações mostraram que parte dessa quantia vinha do Fundeb e do FNDE, fundos de desenvolvimento da educação, e deveria ser utilizada para pagar professores e outros benefícios para as crianças. No entanto, o dinheiro estava sendo transferido para as contas particulares dela e do namorado.

A PF também suspeita que a acusada fraudou documentos para fingir que a creche tinha mais alunos do que a quantidade real, e assim receber repasses maiores.

Para que as crianças acolhidas na creche não sejam prejudicadas, a unidade passou a ser administrada pela Secretaria Municipal de Educação, que contribuiu com as investigações.

Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo