Diretora de creche privada no RJ é presa por desvio de recurso público

Publicado em 04/08/2022 - 12:26 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal prendeu uma diretora e o companheiro acusados de desviar recursos federais de educação. Os dois foram alvo de uma operação realizada na quinta-feira da semana passada, mas não foram encontrados no endereço de moradia. As buscas continuaram e o casal finalmente foi localizado nessa quarta-feira. Eles estavam em um endereço na Rocinha, comunidade da Zona Sul do Rio de Janeiro. Agora, serão indiciados pelos crimes de peculato e estelionato e as penas somadas podem chegar a 18 anos de reclusão. 

De acordo com as investigações, a mulher que é responsável por uma creche particular conveniada à Prefeitura do Rio, e  movimentou de forma suspeita mais de R$ 6,2 milhões entre 2018 e 2021. Isso acendeu o alerta do Coaf, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, que repassou as informações à Polícia Federal.

As apurações mostraram que parte dessa quantia vinha do Fundeb e do FNDE, fundos de desenvolvimento da educação, e deveria ser utilizada para pagar professores e outros benefícios para as crianças. No entanto, o dinheiro estava sendo transferido para as contas particulares dela e do namorado.

A PF também suspeita que a acusada fraudou documentos para fingir que a creche tinha mais alunos do que a quantidade real, e assim receber repasses maiores.

Para que as crianças acolhidas na creche não sejam prejudicadas, a unidade passou a ser administrada pela Secretaria Municipal de Educação, que contribuiu com as investigações.

Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo