Guerras da Independência: Com luta, Bahia formou governo rebelde

Publicado em 31/08/2022 - 10:13 Por Lucas Pordeus Leon* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Antes do grito do Ipiranga, em junho de 1822, formou-se, na Bahia, um governo rebelde que desafiou o comandante de armas português nomeado para a província. A partir do Recôncavo Baiano, formaram-se tropas que cercaram a cidade de Salvador. Era o início da Guerra da Independência na Bahia. O historiador Sérgio Guerra Filho, professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano. conta que esta guerra uniu grandes proprietários de terras a setores populares da sociedade.

A Guerra da Independência na Bahia foi uma guerra de cerco, com duas batalhas mais importantes, a batalha do Pirajá, em novembro de 1822, e a batalha da Ilha de Itaparica, em janeiro de 1823, quando os portugueses buscaram controlar a Bahia de Todos os Santos, segundo destacou o professor Sérgio Guerra.

A guerra teve duas fases, uma exclusivamente baiana, e outra nacional, que começou quando Dom Pedro enviou o general francês Pedro Labatut para ajudar as forças baianas. O professor Sérgio Guerra conta que o militar organizou o cerco a Salvador por quase todo o período da guerra, mas acabou preso por se desentender com os proprietários de terras e escravos da região.

Em maio de 1823, chegou a Salvador a esquadra do Escocês Lorde Cochrane, também contratado por Dom Pedro, que bloqueou a entrada pelo mar da cidade. Sem reforços e sem comida, o exército português se entregou no dia 2 de julho, 10 meses após o Grito do Ipiranga, consolidando a expulsão dos portugueses da Bahia.

Para conferir as outras reportagens e entrevistas exclusivas sobre o tema clique aqui.

*Com produção de Beatriz Evaristo, sonoplastia de José Maria Pardal.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo
Justiça

Eleições 2024: regularização do título de eleitor vai até 8 de maio

Esse prazo vale também para quem precisa tirar o título, pedir transferência ou atualizar os dados cadastrais.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Brasil vive nova onda de calor até quarta-feira (1º)

Esta onda de calor vai manter as temperaturas elevadas em Mato Grosso do Sul e São Paulo. Também será afetada a metade sul de Mato Grosso e Goiás. O calorão será sentido ainda no norte do Paraná e no triângulo mineiro.

Baixar arquivo