Guerras da Independência: Piauí e Maranhão batalharam pela liberdade

Publicado em 01/09/2022 - 10:13 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Enquanto os baianos tentavam expulsar o Exército português de Salvador, Portugal organizou tropas no Piauí para garantir que o Reino do Grão Pará continuasse submisso à Lisboa.

Naquela época, o Brasil era dividido em dois reinos, o Reino do Brasil, que ia do Ceará à atual região Sul, e o Reino do Grão Pará, que englobava Piauí, Maranhão e os atuais estados do Norte.

As cortes de Lisboa então organizaram uma tropa no Piauí para garantir que a província ficasse fiel a Dom João VI. Porém, grupos piauienses influentes aderiram à independência logo que souberam da notícia do grito do Ipiranga.

A fim de esmagar o movimento rebelde, as tropas portuguesas, lideradas pelo Major Fidié, marcharam atrás dos revoltosos. Os exércitos se encontraram às margens do rio Jenipapo, em março de 1823.

O historiador Johny de Araújo, da Universidade Federal do Piauí, conta que o exército libertador foi formado às pressas, juntando pessoas comuns da região.

Estima-se que cerca de 2 mil pessoas combateram de cada um dos lados na batalha de Jenipapo. Apesar de derrotados, o grupo pró-independência conseguiu capturar a bagagem do exército português, retirando alimentos e armas do inimigo.

Sem condições de seguir a luta no Piauí, os portugueses foram para a vila de Caxias, no Maranhão. O exército libertador cercou a cidade até a rendição do major Fidié em 1º de agosto de 1823, o historiador Johny de Araújo explica que outro exercito libertador foi formado no Maranhão que cercou e combateu na vila de Caxias.

Contribuiu ainda para a derrota final dos portugueses no Maranhão a esquadra enviada por Dom Pedro, que ameaçou bombardear São Luís. Sem perspectivas para enfrentar a esquadra brasileira, a Junta que governava o Maranhão acabou aderindo à independência.

Para conferir as outras reportagens e entrevistas exclusivas sobre o tema clique aqui.

*Com produção de Beatriz Evaristo e sonoplastia de José Maria Pardal.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Ministério Público pede suspensão de tirolesa no Pão de Açúcar

A instalação da tirolesa no complexo turístico do Pão de Açúcar e da Urca, cartão postal no Rio de Janeiro, enfrenta mais uma batalha judicial.

Baixar arquivo
Educação

Instituições públicas e privadas já podem fazer adesão ao Enare

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024. O Enare é o exame que oferece vagas de residência médica, multi e uniprofissional para formados ou aqueles cursando o último semestre. Para este ano, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pela prova.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo
Economia

G20 busca acordo sobre taxação de super-ricos até novembro

O Grupo que reúne as maiores economias do planeta, a União Europeia e a União Africana pode chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos até novembro.  A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Washington, onde participa da reunião de Primavera d

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo