Estudantes do curso de engenharia de petróleo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, buscam, neste ano, o bicampeonato no torneio mundial universitário de conhecimentos sobre a indústria de petróleo e gás, além do prêmio de US$ 5 mi.
A equipe, formada por cinco alunos e um professor, embarca no próximo sábado, dia 1º, para Houston, no estado americano do Texas, para a etapa final do Petrobowl 2022, que vai acontecer nos dias 3 e 5 de outubro. Na bagagem levam tudo o que aprenderam para responder certo e o mais rápido possível as questões no formato quiz.
O professor de Engenharia de Petróleo, da UFRJ, e coordenador da equipe, Rafael Charin, explicou que a competição serve para os alunos testarem os conhecimentos na área mais aplicada e técnica da engenharia. Mas também tem uma parte de curiosidades.
Para ele, o mais importante do torneio é que os estudantes brasileiros ganham visibilidade e se habilitam para disputar uma vaga para trabalhar em empresas do setor em qualquer lugar do mundo.
O estudante Felipe Tiba, de 22 anos, capitão da equipe, destaca que o torneio serve, também, para que os jogadores aprendam a falar o inglês técnico. E diz que as intensas horas de estudo certamente serão recompensadas com uma boa colocação no mercado de trabalho.
O Petrobowl é organizado pela Sociedade de Engenheiros de Petróleo e a equipe da UFRJ é patrocinada pela Shell desde 2017.