Abertura de cursos de medicina é tema de audiência pública no STF

Publicado em 17/10/2022 - 16:53 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A abertura de vagas e cursos de medicina no país foi tema de uma audiência pública no Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira (17). Os participantes discutiram a obrigatoriedade do chamamento público para autorização de novos cursos. A medida foi estabelecida em 2013 na lei do programa Mais Médicos e está sendo questionada em duas ações no STF relatadas pelo ministro Gilmar Mendes, que promoveu o debate.

O chamamento público serve para selecionar uma organização da sociedade civil para realização de projetos de interesse público.

A presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares, Elizabeth Guedes, defendeu a exigência. Para ela, os critérios definidos na lei promovem a qualidade dos formandos.

Já o representante do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Ingo Wolfgang Sarlet, disse que a obrigatoriedade do chamamento público é inconstitucional e não garante a permanência dos profissionais formados.

O ministro da Educação, Victor Godoy, participou da audiência promovida pelo STF e afirmou que o aumento de liminares para abertura de cursos de medicina preocupa. Segundo ele, nos últimos seis meses, a pasta respondeu a 145 ações judiciais com 65 decisões para cumprimento, o que pode resultar em 14.500 novas vagas em caráter precário.

 

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo