Quase um milhão de estudantes devem participar concorrer às premiações da maior olimpíada científica do país. As provas da segunda fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas serão realizadas neste sábado (8), às 14h30, no horário de Brasília.
Ao todo, cerca de 900 mil alunos se classificaram na primeira fase, que foi realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no mês de junho. Mais de 18 milhões de alunos, de 54 mil escolas de todas as regiões do país participaram.
No sábado, a segunda fase será uma prova composta por seis questões discursivas e os alunos terão três horas para responder. A recomendação é chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência, apresentar um documento de identificação, além de lápis, borracha e caneta azul ou preta.
Os locais da prova da segunda fase estão no site da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (obmep.org.br). Lá, o estudante deve informar o estado, o município e a escola, depois buscar o nome na lista.
A divulgação dos premiados será dia 20 de dezembro.
E na próxima terça-feira (11), acontece também a segunda fase da Olimpíada Mirim, que vai reunir 250 mil alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública. As provas serão aplicadas nos colégios onde os alunos estão matriculados. Essa, é a primeira competição científica nacional da área para alunos dessa faixa etária.