Neste domingo (13), quase 3,4 milhões de estudantes de todo país devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de 1.700 municípios brasileiros. Os portões abrem, logo mais, ao meio-dia e fecham às 13h.
A recomendação é que o aluno chegue com antecedência para evitar perder a prova. Algumas cidades devem reforçar o transporte público nos horários de chegada e saída do Enem: Belo Horizonte, Porto Alegre, Palmas e Brasília estão entre os locais que confirmaram o aumento da frota neste domingo.
Lembrando que é obrigatório a apresentação de um documento oficial com foto e uma caneta esferográfica de tinta preta e feita com material transparente. Sem isso, o participante não pode fazer a prova.
Devido ao aumento no número de casos de covid-19, o uso de máscara também é obrigatório, exceto para pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial e também nos locais onde o uso da máscara em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo.
Quem estiver com sintomas de covid-19 não deve fazer a prova. O Inep permite a remarcação do exame por meio da Página do Participante do Enem na internet. Nesse caso, o estudante deve apresentar um documento que comprove a infecção ou os sintomas, como atestado médico ou resultado do exame.
Neste domingo, o participante do Enem vai responder questões de linguagens e ciências humanas, além da redação. A prova termina às 19h.