logo Radioagência Nacional
Educação

Reajuste de bolsas de pesquisa deve ser anunciado até fim do mês

Lula se reuniu com representantes de mais de 100 entidades de ensino
Baixar
Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional
19/01/2023 - 17:11
Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de reunião com reitores das universidades federais do país e dos institutos federais de ensino, no Palácio do Planalto.
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com discurso em defesa do financiamento estudantil na graduação e pela autonomia das universidades federais, o presidente Lula recebeu, nesta quinta-feira (19), representantes de mais de cem instituições federais de ensino superior de todo o país.

Durante o evento no Palácio do Planalto, o presidente defendeu mais acesso da população às universidades e disse que vai retomar os investimentos no FIES, Fundo de Financiamento Estudantil.

Diante de dezenas de reitores, Lula garantiu que as universidades federais voltarão a ter autonomia e que a escolha para esse cargo, nas instituições, vai ser por votação.

Um dos convidados para o evento era o presidente da ANDIFES, Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Ricardo Marcelo Fonseca. Ele destacou que as universidades federais estão a serviço do Brasil.

Também presente no encontro, o ministro da Educação, Camilo Santana, citou desafios para a ampliação e oferta de vagas na graduação e no combate à evasão no ensino superior.

O ministro ainda destacou que o reajuste das bolsas de pesquisa para graduação e pós-graduação, da CAPES e do CNPQ, está em análise e deve ser anunciado até o fim de janeiro.

x