Resultado do Enem 2022 é divulgado pelo Inep

Para visualizar notas, é preciso acessar a página do exame

Publicado em 09/02/2023 - 11:29 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quem fez o Enem 2022 já pode conferir quanto tirou nas provas. É que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) antecipou a publicação dos resultados que estava prevista para a próxima segunda-feira (13).

Para visualizar as notas, é preciso acessar Página do Participante com o login único da plataforma gov.br. em enem.inep.gov.br/participante

O desempenho do Enem é calculado com base na Teoria de Resposta ao Item, um método que une a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características dos itens.

Por isso, pode acontecer de duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova serem avaliadas de forma diferente e terem, assim, notas também distintas. 

Já a redação leva em conta cinco competências para ser avaliada e a nota pode chegar a 1000 pontos, mas há fatores que levam à nota zero, como a fuga ao tema e a extensão total de até sete linhas, por exemplo.

O espelho das redações será disponibilizado em abril, juntamente com o resultado dos treineiros (estudantes que não concluíram o ensino médio e realizaram o Enem para fins de autoavaliação).

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil. Na edição de 2022, as provas foram aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, para mais de 2,3 milhões de pessoas.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economia

Inflação registra queda em agosto com recuo em alimentos e habitação

Essa foi a primeira vez que o indicador teve deflação desde junho de 2023. O dado foi divulgado nesta terça-feira, pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Baixar arquivo
Geral

Operação contra esquema de criptomoedas prende 7 suspeitos no RS e SP

Três grupos são investigados por lavagem de dinheiro do tráfico de drogas, do contrabando e envio de divisas para o exterior.

Baixar arquivo
Economia

Câmara aprova urgência para desoneração da folha de pagamento

Agora falta votar o mérito, o que deve ser feito até quarta-feira (11), quando termina o prazo dado pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, para que Executivo e Legislativo cheguem a um consenso.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça começa a julgar PRFs acusados pela morte da criança Heloísa

A criança foi atingida por disparos de fuzil durante uma abordagem ao carro em que estava com a família.

Baixar arquivo
Educação

Investimento público em Educação caiu 2,5% entre 2015 e 2021

A informação consta de relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ao contrário do Brasil, os países membros da organização aumentaram os investimentos públicos na área educacional em 2,1%.

Baixar arquivo
Geral

STF tem maioria sobre fornecer remédios fora da lista do SUS

Votaram acompanhando o relator, ministro Gilmar Mendes, os ministros: Edson Fachin, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Baixar arquivo