Fiscalização revela que 57% das salas de aulas do país são inadequadas
Uma fiscalização realizada em mais de 1.000 escolas públicas do país revela que 57% delas não tem condições adequadas para receber os estudantes. Auditores de 32 Tribunais de Contas identificaram problemas como janelas, ventiladores e móveis quebrados.
A fiscalização aconteceu em 1.082 escolas públicas estaduais e municipais, localizadas em 537 municípios de todos os estados e do Distrito Federal, entre os dias 24 e 26 deste mês. Foram avaliados aproximadamente 200 itens de infraestrutura.
A Operação Educação, realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, identificou que 31% das escolas visitadas não possuem coleta de esgoto; 89% delas não existe o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, com prazo válido; quase 90% não tem hidrantes. Além disso, mais da metade delas não tem biblioteca, sala de leitura, laboratório ou sala de informática.
Sobre segurança, 57% não têm câmeras; 85% não têm botão de pânico ou equipamento semelhante; e 53% têm algum tipo de fragilidade na entrada da escola.
Segundo a secretária-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Fátima Silva, é preciso maior efetividade na aplicação dos recursos.
Cezar Miola, presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, destaca a próxima etapa, após essa fiscalização.
As escolas foram escolhidas a partir de indicativos negativos do Censo Escolar 2022.
![TV Brasil Luiz Gonzaga (o Rei do Baião) no programa Chão de Estrelas (1983), realizado pela antiga TVE-RJ.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame EBC Rio de Janeiro (RJ) 13/04/2024 - Epidemia de dengue no Brasil é o tema do Caminhos da Reportagem deste domingo
Frame EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Arte EBC Crianças Sabidas G20 EP 3 Cultura](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/10/2024 - Ferimento na cabeça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa de cerimônia de assinatura do novo acordo de repactuação da reparação dos danos da tragédia de Mariana (MG). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)