Mudanças no novo ensino médio deixam alunos de SP apreensivos

Publicado em 18/04/2023 - 15:35 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A implementação do novo ensino médio no estado de São Paulo, com a substituição de algumas disciplinas clássicas como biologia, química, geografia pelos chamados “itinerários formativos” está causando muita apreensão em alunos na grande São Paulo. Isso porque, na prática, significa a esses estudantes menos aulas de matérias que vão cair no Enem deste ano. 

Apesar da implementação do novo ensino médio estar suspensa pelo Ministério da Educação desde o dia 3 de abril, no estado de São Paulo a implantação foi acelerada e por isso estudantes do 3º ano no estado já têm aulas, desde 2022, com esses novos itinerários formativos. 

Nas redes sociais, os jovens expressam essa preocupação e questionam a relevância de muitas dessas novas disciplinas dos novos itinerários formativos, como empreendedorismo ou projetos de vida. 

O professor de Biologia José Henrique Lemos, que é professor concursado do estado desde 1987, falou que a situação das escolas públicas que sempre foi precária, piorou ainda mais com o novo ensino médio porque a maior parte das instituições de ensino não tem  como oferecer esses itinerários formativos com qualidade.

Aldo Santos, um dos diretores da Apeoesp no ABC paulista, explica que a bandeira dos movimentos de educação pela revogação do novo ensino médio não significa voltar ao modelo anterior, e que há uma discussão desde 2012 dos movimentos que precisa ser resgatada para melhorar a educação em todo o país. 

Em nota, a secretaria de Educação do Estado de São Paulo afirmou que segue em diálogo com os estudantes e a rede escolar, buscando aprimorar o novo ensino médio e que a pasta estuda ajustes na distribuição da carga horária a partir de 2024 e investirá no apoio aos professores. 

 

Edição: Ana Lúcia Caldas / Alessandra Esteves

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